TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Bourdieu - Sobre a sociologia

Por:   •  9/12/2015  •  Resenha  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC – UFABC

LAURIELEN RODRIGUES LUCIO                       RA: 21066415

MARCELO NEVES                                               RA: 21076015

MATHEUS PAULO ANTIGA PERES               RA: 21053815

FALÁCIAS:

O AQUECIMENTO GLOBAL COMO VERDADE OU MITO:

EMISSÃO DE CO2, POLÍTICA E AÇÃO ANTRÓPICA

São Bernardo do Campo

2015

[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................... 03
  1. TESE .... ............................................................................................ 04
  1. ANTÍTESE.......................................................................................... 07
  1. CONCLUSÃO .....................................................................................11
  1.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………..………………….………12

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

        O ser humano desde os primórdios sempre estabeleceu dependência em relação ao meio ambiente, através da coleta de alimentos para sobrevivência, após a sedentarização, essa relação ficou mais restrita e as técnicas dessa coleta mudaram, assim como a utilização do fogo (hoje um dos causadores da emissão de gases do efeito esufa). Desde então, essa dependência começou a ser tanto benéfica como perigosa, para o homem e para o meio ambiente. Com o aumento da ação antrópica, o espaço começou a ser moldado pelo ser humano e por suas necessidades e pretensões. Após décadas de ações antrópicas, há aferições das temperaturas anuais realizadas por alguns especialistas, dos quais defendem a tese sobre a influência do ser humano nas catástrofes ambientais, mostram que a temperatura média do planeta está aumentando e a queima de combustíveis fósseis e a emissão de CO2 na atmosfera são responsáveis pelo aumento da temperatura.

        Essa teoria é denominada Aquecimento Global. Porém,  um númeroo considerável de especialistas geólogos, biólogos, climatologistas, entre outros curiosos sobre a temática, defendem que esse aumento na temperatura terrestre acontece de forma orgânica, natural e gradual, o homem não possui responsabilidade por esse fenômeno e o fundamentam nos ciclos climáticos da Terra usando como argumento central o fato da amostragem do aumento de temperatura em relação ao desenvolvimento do planeta, análises que fundamentam a tese de que o “Aquecimento Global” é desprezível, considerando a idade do planeta e todas as tranformações que esse já presenciou durante milênios. Não obstante, na antítese ao Aquecimento Global, afirma-se que poderíamos estar presenciando uma era de interesses, marketing do governo na instauração de programas verdes imediatistas. Enchentes, desmoronamentos e furacões , o clima (temperatura)  vem  mudado  bruscamente,  as  estações  desordenadas, chegando à máximas e mínimas temperaturas há anos não vivenciadas podem ser causadas pelo homem ou apenas um ciclo natural do Planeta Terra.

        O debate entre os autores de blogs (amadores ou especialistas), jornalistas, geólogos e professores das diferentes teses debatem entre si de forma direta e indireta e explicitam os aspectos políticos e econômicos de cada teoria, usando como parâmetro o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), um documento criado pela ONU, PNUMA e OMM[1], como objetivo de sintetizar e informar conhecimentos mais minuciosos sobre as mudanças climáticas, que causou imensa repercussão e fundamentou grandes discussões, tanto para fomentar as controvérsias como para basear os defensores da teoria. Os aspectos políticos, científicos e análises geográficas do Aquecimento Global que superficialmente abordaremos no presente trabalho, mostram como o assunto pode ser polêmico e intrigante, duas pseudo- verdades buscando respostas.

2. TESE

        Bruno Calixto do portal de notícia autor na revista online Época, da primeira tese a ser apresentada, faz uma análise sobre o meio ambiente e afirma que o Aquecimento Global existe, não só existe como também pode ser cusada por ações antrópicas (causadas pelo ser humano).

“Um levantamento de milhares de estudos sobre climatologia reforça a ideia de que há consenso na comunidade científica a respeito da principal causa do aquecimento global. Segundo 97% dos cientistas do clima, o aquecimento do planeta é causado pela ação humana, principalmente pela emissão de gases de efeito estufa na geração de energia, desmatamento e setor de transportes”

- Percebemos a falácia Autoridade Anônima. Não especifica quais os estudos, que tipos de estudo, a temática é demasiadamente abrangente, não sabemos quais estudos são esses e a partir dessa afirmação é concluído que há consenso na comunidade científica, da qual também não especificou, é abrangente.

Debate Aquecimento Global (Roda Viva)

12/2/2007

As causas e conseqüências do aquecimento global, as alternativas de mitigação de seus efeitos, e o papel dos governos regionais e lideranças mundiais na adoção de políticas ambientais são alguns dos pontos discutidos pelos especialistas em meio ambiente.

[Comentarista]: “ (…) O acúmulo de gases forma uma barreira, impedindo que o calor do Sol, irradiado pela Terra, volte para o espaço. Daí o aquecimento da superfície terrestre e a sensação de que estamos em uma estufa. Nas medições que deram base ao relatório, o aumento da temperatura da Terra, que foi de 0,6 ºC, de 1900 a 2000, será bem maior no século XXI. As projeções apontam para uma elevação entre 1,8 e 4 ºC, até o ano 2100. Os cientistas acham muito provável uma elevação média de 3ºC. As geleiras vão derreter mais, elevando o nível dos oceanos. No século XX o mar subiu 17 cm. Agora pode subir entre 18 e 59 cm, até 2100 - uma ameaça para as populações de milhares de cidades litorâneas. Mais quente, o ar dos oceanos também fortalece furacões e tempestades, da mesma forma que nos continentes, o calor pode aumentar a estiagem nas regiões secas, como na África e no Nordeste brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com