TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Os Miseráveis

Resenha: Resumo de Os Miseráveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo de Os Miseráveis

Os Miseráveis de Victor Hugo narra à história de um homem chamado Jean Valjean, um ex-forçado de Gales, que durante 19 anos esteve preso por roubar um pão. Depois de ser libertado comete novos roubos e se arrepende então se torna um homem bom e disposto a ajudar aos outros. Porém é perseguido durante toda a história. O livro mostra a face da injustiça social, o poder das pessoas de julgar, e de como algumas pessoas é mau ao se aproveitar das condições lamentáveis de outras.

O personagem principal Jean Valjean depois de libertado encontra abrigo somente na casa de um bispo, então rouba os talheres de prata do mesmo e é pego ao fugir, o bispo em uma atitude de amor diz que deu os talheres ao homem e esse é solto. Ele continua a andar com o objetivo de chegar à região de Pontalier. Durante a viagem rouba uma moeda de ouro de um menino, se arrepende, e a partir daí torna-se um homem bom que ajuda sempre aos outros. Conhece uma mulher chamada Fantine que está prestes a morrer e promete cuidar de sua filha. Durante toda historia sua maior dedicação passa a ser Cosette a filha de Fantine.

È perseguido por Javert, um inspetor de policia que seguia Jean Valjean onde quer que ele fosse e que ao final da história tem sua vida salva pelo ex-forçado. Então resolve se matar para não ter nenhuma divida com Jean Valjean nem com seu dever de inspetor.

Após a morte de Fantine Jean Valjean vai até um tribunal onde está sendo julgado um homem o qual julgam ser o ex-forçado. Jean Valjean se entrega liberta o homem e é preso depois consegue fugir após salvar a vida de um marinheiro e ser considerado como morto. Vai atrás de Cosette agora com oito anos. A encontra como uma empregada do casal Thénardier. Que ao ver o interesse do homem pela menina exigi uma enorme quantia para deixá-la ir embora. Jean Valjean paga e leva a menina, ambos vão morar em Paris em uma casa humilde e afastada. Porém ele começa a despertar suspeitas depois de começar a saí todos os dias e a dar esmola a um mendigo que não é ninguém menos que Javert que também está hospedado na mesma casa que Jean. Ao perceber isso pega Cosette e foge, abrigasse agora em um convento onde encontra Fauchelevent (homem que salvou de debaixo da carroça). Cosette começa a estudar no convento e Jean Valjean a ser jardineiro.

A história se passa no século XIX. Após nove anos um rapaz pobre chamado Marius morava próximo a Cosette e a Jean Valjean esse era advogado e neto de Gillenormand. Marius não conhecera o pai julgava ter sido abandonado, porém depois descobriu que seu pai havia morrido e deixado uma carta testamento na qual estava escrito que tinha uma divida com um homem chamado Thénardier. Marius o procurou, porém a família havia se mudado. O rapaz todos os dias passeava no jardim de Luxemburgo então começou a observar uma moça e um velho passou a olhará de longe todos os dias. Percebendo isso o velho e moça não voltaram mais ao jardim de Luxemburgo. Marius salva Jean Valjean da família Thénardier que quer se vingar, pois Cosette levava uma vida melhor que a de suas filhas. Os Thénardier foram presos.

Jean Valjean morava na Rua Plumet (Em Paris) com Cosette e uma criada durante muito tempo manteve três endereços. Marius descobriu o endereço e começou a rondar a casa depois mandou uma carta para a jovem os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com