TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de sociologia. Sociedade, еducação e vida moral - Durkheim

Resenha: Resumo de sociologia. Sociedade, еducação e vida moral - Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  2.503 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE SOCIOLOGIA

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL - DURKHEIM

Portanto a sociedade faz o homem na mesma medida em que o homem faz a sociedade. Se a lei da gravidade ou a da inércia são leis da natureza, não se pode questiona-las, não se pode muda-las, e só nos resta conhece-las para melhor viver, do mesmo modo a sociedade , a vida coletiva, deve ter suas leis próprias, independentes da vontade humana que precisam ser conhecidas. Ou seja o recado de Durkheim , com essa conversa toda sobre como definir corretamente os fatos sociais, é que não adianta simplesmente dizer que o homem é um ser inserido na sociedade, cercado de fatos sociais por todos os lados. Mas do que isso até, pois se destacarmos um único individuo da sociedade onde ele vive, e o levarmos para outra sociedade ou mesmo para uma ilha deserta, ele levara um pouco da sociedade consigo, dentro de sua cabeça. Primeiro, a consciência coletiva , esta sociedade viva na cabeça de cada individuo e ao mesmo tempo exterior a cada pessoa e que a obriga a comportar-se conforme o desejo da sociedade, não existe individualmente, mas somente pela cooperação entre os indivíduos. Segundo essa existência social, essa vida coletiva, é obra não apenas dos indivíduos que cooperam entre si num dado momento da vida da sociedade , mas também das gerações passadas, que ajudaram as criar as crenças , os valores e as regras que ainda hoje estão presentes e que nos obrigam de certo modo a nos comportarmos de acordo com a vontade da sociedade. Afinal um simples conjunto de indivíduos pode constituir uma sociedade , Durkheim observa que uma condição fundamental para que a sociedade possa existir é a presença de um consenso.

Os valores, as crenças e as normas compartilhadas no seio de uma cultura que os indivíduos são muito mais imperativos , obrigatórios e homogeneamente transmitidos de geração para geração numa sociedade pouco diferenciada , enquanto que, pelo contrario, sofrem interferências de grupo , de status e de classe numa sociedade muito diferenciada , como a sociedade industrial moderna. Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade, e aprender a ser membro da sociedade é aprender o seu devido lugar nela.

È isso que nos permite viver em sociedade, é isso que permite que a sociedade viva em nós e é isso que permite a sociedade continuar viva , sermos iguais e diferentes ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com