TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto Sociologia Geral: conceitos gerais e surgimento- autor: Auguste Comte

Por:   •  12/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto Sociologia Geral: conceitos gerais e surgimento- autor: Auguste Comte

Auguste inicia o texto dizendo a sua definição de Física Social e diz que a mesma proporciona o entendimento do desenvolvimento da questão social humana, quais contextos culturais e fenômenos desencadearam uma mudança no que era no início de tudo para que é agora (o agora do livro se refere ao que chamavam de Europa civilizada) e explica que a sociologia é a ciência que vê, nos estudos aprofundados do passado, a explicação do presente e uma manifestação do futuro.

Logo após, o texto fala de Leis naturais na Sociologia e afirma que a Filosofia Política só irá alcançar a ordem e acordo quando se submeter a fenômenos sociais.

Comte, falando sobre positividade de ciência, consegue relacionar Bacon, Galileu e Descartes a este fenômeno, citando a importância de cada um sobre ele. Diz que foi ali que a filosofia natural nasceu e que a capacidade cientifica encontrou seu caráter, como elemento espiritual de um novo sistema social. Foi neste ponto da História que as ciências começaram a ser positivas em uma ordem natural que deveriam seguir, vindo de Astronomia, a Física, Química e até Fisiologia. Então, torna-se necessário um ponto de vista social dos fatos, fala-se sobre a necessidade da Sociologia. Para que a Política se tornasse uma ciência positiva, eram necessários dois fatores, o primeiro sendo a necessidade de todas as demais ciências se tornassem, sucessivamente, positivas, o que na época fora “preenchido”, e o segundo, que seria a necessidade do sistema social preparatório, no qual a ação sobre a natureza fosse somente o fim indireto da sociedade, chegasse ao seu último estágio, o que foi plenamente alcançado, era necessário um sistema de ordem social composto por uma população numerosa, junto com toda essa duração desse sistema para que houvesse um estudo sobre toda esta experiência. Logo, Comte atribui a Fisica Social o nome de Sociologia.

Comte fala sobre uma crise, causada pela coexistência de duas tendências opostas, que seriam a desorganização e a reorganização, o primeiro sendo uma anarquia moral e política, e o segundo sendo o caminho para o estado social definitivo da espécie humana, no qual tudo se encaminhasse para uma conformidade e desenvolvimento. Desde a consolidação dessa crise, o sistema antigo passou a se decompor e dar lugar ao novo.

Auguste acreditava que a sociologia poderia ser plenamente subdividida com racionalidade, mas no momento em que o texto fora escrito, isso ainda não havia acontecido.

Logo o texto diz sobre a sociologia ser uma ciência relacionada à fisiologia, nas palavras de Comte “A Fisica Social, isto é, o estudo do desenvolvimento do coletivo da espécie humana, é, sem dúvida, um ramo da Fisiologia,. isto é, o estudo do homem concebido em toda a sua extensão. Em outros termos, a história da civilização nada mais é do que a continuação e o complemento indispensável da história natural do homem.”(pg. 67)

O autor fala também sobre a relação dos economistas na consolidação do que é a ciência social, no entanto, os mesmos não obteriam êxito no que diz respeito a sociologia em si, mas sim à economia política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com