TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto – Surdez

Tese: Resumo do texto – Surdez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Tese  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Metodista Bennett

Disciplina: LIBRAS

Professora: Fátima

Aluno: Fabiano Manhães Pessanha

Trabalho: Resumo do texto – Surdez

SURDEZ

(Márcia Goldfeld)

A surdez caracteriza-se por uma privação sensorial; refletindo em aspectos lingüísticos, emocionais, educacionais, sociais e culturais. A surdez pode ser definida a partir de seus aspectos orgânicos, de acordo com a lesão: perda auditiva conduta, perda auditiva neurossensorial e perda auditiva mista, ou em relação a seu grau: audição normal, perdas leves, perdas moderadas, perdas profundas.

A criança Surda no período pré-linguistico sofre grande dificuldade em relação à aquisição da linguagem, sendo esta dificuldade a principal característica da pessoa Surda.

A linguagem permite ao homem dar salto do nível sensorial para o nível racional. Sendo assim, se o Surdo não for devidamente estimulado, alem do atraso da linguagem, poderá se tornar um indivíduo com características extremamente diferentes de nós ouvintes.

O estudo da surdez não definitivo e único. O profissional que pretende trabalhar com o Surdo, deve conhecer as teorias de aquisição de linguagem e utilizar a que considerar a mais adequada.Três filosofias educacionais são utilizadas: oralismo, comunicação Total e Bilingüismo.

Histórico da Educação de Surdos

Até o século XV o surdo era considerado um ser primitivo, por isso o Surdo não poderia ser educado tampouco exercer direitos, como casar e herdar. A partir do século XVI tem –se relatos dos primeiros educadores de Surdos, alguns utilizava somente a língua oral, outros a língua de sinais ou criando códigos visuais, para facilitar a comunicação.

Em 1750 L´Épeé aprendeu a língua de sinais e criou os “Sinais Metódicos”, utilizando a gramática sinalizada francesa.

Em 1817 Gallaudet depois de um encontro com L`Épée, retorna ao EUA com Laurent Clerc, Surdo, e funda a primeira escola permanente para Surdos e utiliza um tipo de francês sinalizado, ou seja, a união do léxico da língua de sinais francesa com a estrutura da língua francesa adaptado para o inglês.

A partir de 1850 as escolas públicas americanas passam a utilizar a ASL (Americam Sign Language). Em 1864, foi fundada a primeira universidade nacional para Surdos.

Na década de 1860 a aquisição da língua de sinais pela criança retardaria a aprendizagem da língua oral, devido ao avanço tecnológico das próteses auditivas.

Em 1880, no congresso internacional de educação de Surdos, em Milão, foi decidido, que apenas a língua oral deveria ser aprendida pelos Surdos. A Oralização passou a ser o objetivo principal da educação da criança Surda. O oralismo foi dominante no mundo ate a década de 1960, quando Willian Stokoe através de seus estudos, demonstrou que a língua de sinais e uma língua com todas as características das línguas orais. Logo surge a filosofia da comunicação total.A partir da década de1980 as idéias a acerca do Bilingüismo começam a ser divulgadas.

FILOSOFIAS EDUCACIONAIS PARA OS SURDOS

ORALISMO

O Oralismo é caracterizado principalmente pela idéia de que o deficiente auditivo necessita aprender a língua oral de seu país para assim integrar-se à comunidade ouvinte. O oralismo acredita que a aquisição da língua de sinais é prejudicial para o deficiente auditivo por ser de fácil acesso, canal espaço-visual, fazendo que o Suro perca o interesse em aprender a língua oral, acredita que assim os surdos vivam em guetos, sem a possibilidade de se comunicar com a sociedade em geral.

Em relação à forma de ensinar a língua oral, não há um consenso, existem várias metodologias de Oralização co pressupostos e técnicas diferenciadas. A aprendizagem não é fácil, é um processo longo e depende de variáveis, como: época da perda auditiva, grau e etc...

O desenvolvimento dos estudos acerca de língua e linguagem contribuiu para as mudanças na maneira de ensinar a língua oral. Antes se acreditava que a aprendizagem dos fonemas e das regras gramaticais levaria a criança surda ao domínio da língua, atualmente se valorizam os níveis lingüísticos dando importância a contextualização do discurso, ou seja, a compreensão do diálogo dentro de um contexto comunicativo.

COMUNICAÇÃO TOTAL

A Comunicação Total propõe uma nova maneira de perceber o surdo, sua educação e vida, passando a ser considerado um individuo diferente e não deficiente, por isso, o termo “deficiente auditivo” é substituído por “Surdo”.

Essa filosofia considera a língua de sinais um importante instrumento que deve ser utilizado para facilitar a comunicação da pessoa surda. O objetivo principal é minimizar os problemas comunicativos gerados pela surdez e o principal recurso utilizado é o bimodismo.

Bimodismo é a utilização concomitante, por parte dos interlocutores, de um código oral e um manual e para isso é necessário a utilização de outros códigos manuais, já que é impossível uma pessoa utilizar duas línguas simultaneamente; Sinais manuais que representa os fonemas da língua oral, simplificação da gramática de duas línguas em contato, alfabeto manual ou datilologia, gestos espontâneos e português sinalizado.

A Comunicação total acusa o Oralismo de apenas se preocupar com a aprendizagem da língua oral, esquecendo a importância da comunicação para a criança Surda e sua família, alem de para os Surdos adultos. A comunicação total aceita e convive com a diferença, procurando aproximar e facilitar a comunicação entre a criança Surda e sua família ouvinte.

BILINGUISMO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com