TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo documento de Teresópolis

Por:   •  29/9/2015  •  Resenha  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  1.592 Visualizações

Página 1 de 9

Documento de Teresópolis

  1. Análise e debate, em plenário, de três documentos sobre o Tema 1 – Fundamentos da Metodologia do Serviço Social:
  2. TRÊS TEXTOS
  3. Introdução à metodologia – teoria do diagnósticos e da intervenção em Serviço Social – Suely Gomes da Costa
  4. A teoria metodológica do Serviço Social – uma abordagem sistemática – José Lucena Dantas
  5. Bases para a reformulação do Serviço Social – Tecla machado Soeiro
  6. TEMÁRIO
  7. Fundamentos da metodologia do Serviço Social -(nenhum dos dois grupos estudaram)
  8. 2. Concepção científica do Serviço Social. Grupo A e B
  9. 3. Aplicação da metodologia do Serviço Social. Grupo A e B

D.Teresópolis - Textos de Suely Costa

  1. Para viabilidade ou não do Serviço Social como ciência é preciso partir da:
  2. Redefinição filosófica de ciência
  3. Da reestruturação das ciências sociais;
  4. Da abordagem histórica do Serviço Social
  5. Observar a realidade: É preciso olhar o mundo a nossa volta com suas questões concretas, reais, existenciais para que possamos entender o porquê do Serviço Social e suas possibilidades .
  6. Esquematizar métodos, técnicas em função de situação que supõe existentes para resolver as questões do Serviço Social é irrelevante;

Concepção científica

  1. interna: busca a cientificidade – mediante estudo sobre sua historia, fins, princípios, etc; através de três caminhos
  2. pela CBCISS no Brasil, através dos trabalhos de José Lucena Dantas e Techa Machado Soeiro – Documento de Teresópolis, tenta-se criar procedimentos semelhantes para as distintas abordagens (caso, grupo, comunidade), mediante adaptações de esquemas de análise dos níveis de vida;
  3. Escola de Chile – a integração dos métodos, a aplicação conjunta do caso, grupo, comunidade. A escola propõe abandonar o ensino e a aplicação dos métodos tradicionais e a procura formular uma metodologia autônoma para a América Latina;
  4. enfoca o estudo dos métodos tradicionais, avaliando suas possibilidades e tentando uma adaptação destes à realidade latino-americana.
  5. externa: procura dar uma visão científica ao Serviço Social, a partir de fora, orientou-se para o conhecimento e a adaptação dos novos instrumentos criados pelas ciências sociais. (Escola de Colômbia);

D. Teresópolis - Relatório do grupo A

  1. Reconhecimento da globalidade e do inter-relacionamento das necessidades humanas.
  2. A atuação do Serviço Social esta ligada as características da sociedade brasileira: país subdesenvolvido e em crise, numa fase de mudanças.

D. Teresópolis – Relatório A

  1. Apontamentos de fenômenos observados na prática do Serviço Social:
  2. Necessidades básicas
  3. Necessidades sociais
  4. 2. Após conhecer os fenômenos, partiu-se para a identificação das diversas formas pelas quais eles se apresentam;
  5. 3. Em seguida foram identificadas às funções e elas correspondentes;
  6. 4. Efetuada a identificação das funções, tentou-se a redução das funções;
  7. 5. Foram identificadas quatorze funções diferentes, houve a classificação das mesmas.

D. Teresópolis – relatório B

  1. Metodologia: Investigação diagnóstica; intervenção;
  2. A) investigação diagnóstica – levantamento de necessidades e de variáveis significativas de cada necessidade; verificação da relevância do fenômeno e da interdependência das variáveis, formulação de hipóteses; determinação, com base em hipóteses formuladas, das funções, das escalas ou níveis de atuação e das formas de atuação.
  3. B) Intervenção – montagem do plano de intervenção nas variáveis; seleção de processos em função de: fenomenologia da(s) variáveis significativas – relevância do fenômeno (nível de estrutura e de indivíduo); implantação e execução do plano (controle das variáveis); avaliação (continuação ou informação das hipóteses);
  4. Grupo B: concluiu que a metodologia do Serviço Social apresentava duas fases, uma predominamente de estudo e outra predominantemente de ação, que se enquadravam dentro do método lógico:
  5. Diagnóstico: identificar e descrever, classificar, explicar e compreender, prever tendências (prognóstico)
  6. Intervenção: preparar ações, executar e avaliar.

D. Teresópolis – propôs mudanças

  1. Cabe o mérito de colocar a metodologia empregada de um esquema científico e de introduzir algumas mudanças na terminologia tradicional:
  2. 1) Propôs mudanças – das três fases ou momentos do método (estudo, diagnóstico e tratamento) que ligavam o Serviço Social à medicina, e que, adaptando-se ao Serviço Social de Casos, deixavam os assistentes sociais pouco à vontade quando se tratava de Serviço Social de Grupo ou de Serviço Social de Comunidade. Estas fases ou momentos seriam o “diagnósticos” e a intervenção, ambos os termos tirados das ciências sociais;
  3. 2) Método genérico – considerou o Serviço Social como um método genérico, para o qual haveria três abordagens: individual, grupal e comunitária, em vez dos clássicos processos de Serviço Social de Casos, Grupos e Comunidade;

D. Teresópolis – propôs mudanças

  1. 3) Sistema-cliente – introduziu o termo “sistema-cliente”; instância da realidade social que serve de referência para a intervenção profissional: personalidade, pequeno grupo, organizações, comunidades. É o sistema (atitudes, comportamentos, idéias, reações, etc), com o qual o assistente social se relaciona durante a aplicação do método; É conceito tirado de Lippitt e Lewin, baseado na distinção de que “cada cliente é dotado de uma padrão de estrutura e funcionamento próprio”. O cileinte do Serviço Social é o homem na sua tríplice dimensão: pessoal, grupal e comunitária.
  2. Situação social-problema – introduziu o termo de “situação social-problema”, conceito elaborado por Lippitt e Ortega e Gasset: “não significa necessariamente uma situação patológica, mas a situação que para um homem, um grupo ou uma comunidade, ou seja , para o sistema-cliente, apresenta-se como problematizante”.

D. Teresópolis - Objeto

  1. As discussões continuam, apesar de um estudo valioso de Nadir Kfouri, que define o “objeto” como a situação social-problema ou o “social” – o que deve ser mudado pelo homem, sujeito de sua história – e, portanto, sujeito do Serviço Social.

D. Teresópolis – Funções do Serviço Social

  1. Função do Serviço Social – inúmeros eventos científicos com o objetivo de discutir o que o assistente social deve fazer na área do social. As funções do Serviço Social pressupõem intervenção na mudança social e no controle social e inspiram-se em valores absolutos e relativos. Desenvolve-se em duas dimensões: micro e de macro-visão do social.
  2. Função em Serviço Social “a resposta dada pela intervenção do Serviço Social a uma determinada necessidade humana”. Partindo desse conceito foi proposta a classificação das funções:
  3. Funções fins – em microatuação: mobilizadora, educação de base, socializadora, curativas, terapeutica assistencial. Em macroatuação: criação de recursos, política social.
  4. Funções meios: assessoria, pesquisa, planejamento, administração, política social.

D.Teresópolis - Significados

  1. legitima e justifica uma sociedade capitalista;
  2. Possui características da perspectiva modernizadora;
  3. (abordagens funcionalistas, voltadas a uma modernização e à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração na sociedade;
  4. aprimoramento técnico-metodológico dos profissionais, de modo a capacitá-lo a contribuir para o projeto desenvolvimentista;
  5. Não teve um documento final;
  6. Dantas contribui muito no teórico-metodológico e ideocultural que embasa o Documento de Teresópolis

D.Teresópolis – Influência

  1. Grande repercussão na profissão;
  2. Repercussão nos conteúdos dos cursos de Serviço Social;
  3. Influência no movimento de reconceituação da América Latina

José Lucena Dantas- A teoria metodológica do Serviço Social: uma abordagem sistemática

  1. reflete acerca dos princípios sobre os quais são erigidos os métodos de caso, grupo e comunidade.
  2. O autor distingue estes princípios em éticos, metafísicos e lógicos e os relaciona ao “dever ser, ser e conhecer”.
  3. Considera que estes princípios têm um componente científico (generalizações, leis e teorias formuladas pelas ciências) e um componente axiológico (concepções doutrinárias e valorativas).
  4. Reafirma, no marco das reflexões sobre o caráter científico do Serviço Social, os mesmos princípios da doutrina social da Igreja que se anunciavam como postulados para a ação profissional, em Araxá:
  1. a sociabilidade,
  2. a perfectibilidade,
  3. a inteligibilidade e
  4. a dignidade.
  1. cientificidade do Serviço Social - que consideramos uma das maiores expressões do encontro de Teresópolis, não abandonam a doutrina social da Igreja, em sua expressão neotomista.

José Lucena Dantas- A teoria metodológica do Serviço Social: uma abordagem sistemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com