TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Revista Pólis – Revitalização de Centros Urbanos

Por:   •  27/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Revista Pólis – Revitalização de Centros Urbanos

A questão da deterioração de áreas urbanas.

A deterioração de áreas urbanas é um fenômeno que acontece desde meados do século passado. Possuindo relação direta com os processos dinâmicos de produção e consumo observados após o surgimento da cidade industrial.

Além do forte crescimento populacional e da expansão física da malha urbana, veio estabelecer novas formas de apropriação e de valorização do solo urbano, cujos reflexos se manifestam mais intensamente nas áreas centrais dessas cidades.

Reflexos, podem ser entendidos e como forças atuando no mercado imobiliário, sob influência das tendências centrifugas.

O vetor de características centrifuga é aquele que segue o movimento natural de crescimento da cidade em direção à periferia. Conforme essa expansão em direção a periferia vai acontecendo, ela vai provocando uma alteração nos padrões de uso e ocupação do sol, daquelas áreas urbanas já consolidadas.

Enquanto o fenômeno centrifugo se caracteriza com processo de urbanização extensiva, o fenômeno se define como um processo renovador dessas estruturas, de forma a adequá-las aos novos condicionamentos decorrentes desse crescimento da cidade. As áreas urbanas centrais concentram e sua maior intensidade, essa tendência renovadora característica do centrípeto de expansão urbana.

A deterioração dessas áreas centrais – deterioração econômica, física, social e ambiental coresponde à decadência advinda pelo fato da estrutura existente no local não estar mais satisfazendo o papel fundamental que lhe é exigido pela cidade e consequentemente, as expectativas definidas pelo mercado fundiário. Um momento de otimização nos usos do solo e atividades existentes, correspondendo à alta de atividade imobiliária.

Entre esses dois períodos, de decadência e o apogeo, surgem o momento da readequação funcional da recuperação das estruturas existentes e que hoje em dia designamos por revitalização urbana.

O centro da cidade volta então a ser visto como alternativa atraente por esse mercado, dadas as suas qualidades de acessibilidade e de infra-estrutura implantadas.

Os diferentes enfoques de intervenção na recuperação de áreas urbanas deterioradas

Embelezamento urbano, de renovação urbana e de revitalização urbana. O primeiro marco se refere à implementação do plano de Haussmann na cidade de Paris, na década de 1850. O segundo, aos paradigmas estabelecidos pela Carta de Atenas em 1933 e o terceiro à reação contra os ambientes modernistas ocorridas a partir de manifestações populares no inicio dos anos 70.

A)Embelezamento Urbano

A remodelação da cidade de Paris pelo prefeito Haussmann se constituiu numa nova forma de ação do poder publico sobre o tecido urbano, corresponde aquele momento histórico de consolidação do capitalismo decorrente da Revolução Industrial. A abertura de largas e extensas avenidas no centro de uma Paris medieval representou a inserção de um urbanismo corretivo, cirúrgico, ao mesmo tempo saneamento disfunções de ordem social existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com