TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Obra Literária de Tomaz Tadeu Da Silva Documentos de Identidade

Por:   •  7/12/2015  •  Resenha  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  4.339 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo da Obra Literária de Tomaz Tadeu Da Silva

Documentos de Identidade

Teoria de Currículo: O que é isto?

     Ao se pensar teoria curricular devemos compreender o que é teoria e o que é currículo. Teoria é o conhecimento sistematizado sobre um determinado objeto e currículo é uma especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para se obter resultados, é tudo que se ensina e se aprende na Instituição Escolar. De modo que a teoria pensa e estuda o que é o currículo.

     A teoria de currículos tem por objetivo dizer como o currículo deve ser e para se pensar o currículo, deve se levar em consideração que tipo de ser humano deseja formar, a partir de então são estabelecidos os tipos de conhecimentos a serem utilizados para a elaboração da teoria curricular. Esses conhecimentos podem ser tradicionais que são teorias neutras, o crítico e o pós-critico que são teorias intencionais os conhecimentos são aplicados fazendo conexão entre o saber, a identidade do indivíduo e o poder.

     Para a elaboração da teoria curricular é importante levar em considerações, o que deve ser ensinado?Que tipo de conhecimento deve ser considerado? A quem devo ensinar? A partir de então poderá ser estabelecida qual o conhecimento e teoria a ser usado na elaboração da teoria curricular.

     Portanto a teoria curricular deve ser planejada, pensada e arquitetada visando determinadas culturas que fazem parte do ambiente escolar e deve ir de encontro com as necessidades dessas culturas.

Nascem os Estudos Sobre Currículo

     A existência da teoria de currículo está relacionada com a emergência do currículo como um campo profissional, especializado de estudos e pesquisas.

     O currículo mesmo antes do surgimento como palavra já estava envolvido na rotina do professor em sua maneira de organizar o processo de educação. O currículo está relacionado ao processo de institucionalização em setores que são especializados em currículo e na formação de especialistas sobre currículo.

     Quando falamos em currículo, o entendemos como métodos de organizar as atividades no âmbito educacional. Com o processo de Institucionalização da educação das massas houve um avanço em relação aos estudos sobre o currículo.

     Em 1918 Bobbitt escreve o livro “The Currículo”, a partir de então ficou sendo um marco crucial da educação estadunidense, pois nesse momento, diferentes forças econômicas, política, culturais buscavam moldar a educação das massas. Nesse mesmo período há necessidade em se buscar respostas sobre o real objetivo do processo de escolarização, surgem questões sobre: em que grau de instrução se desejaria formar a população, em nível acadêmico? O que se deveria ensinar? A quem seria ministrado o conhecimento? O que deveria estar no objetivo central de ensino, saberes objetivo que parte do conhecimento organizado ou saberes subjetivo, crianças e jovens.

     Há uma intensa preocupação em compreender qual a finalidade da educação, seria a de ajustar crianças e jovens para a sociedade como ela existe ou seria a de prepará-los para transformá-la? Preparar para a economia ou para a democracia?

     Para Bobbitt o sistema de escolarização deveria funcionar como o de qualquer outra empresa, deveria ser capaz de indicar os resultados que pretendia alcançar, estabelecendo métodos para que isso fosse possível, era preciso saber se obteve êxito ou não. Desse modo o sistema seria tão eficiente quanto ao de uma empresa na obtenção de resultados.

      Em 1902 Dewey escreve o livro “The Child and the curriculum” sua obra literária tem como foco principal no planejamento do currículo, considerar os interesses e as experiências de crianças e jovens. A proposta de Dewey em relação ao currículo não teve o mesmo efeito que a proposta de Bobbitt na elaboração do currículo como campo de estudo.  Sua proposta visava permitir que a educação se tornasse científica, mapeando e pesquisando quais as habilidades necessárias para as diversas ocupações, possibilitando assim a construção de um currículo que favorecesse a aprendizagem, era preciso também desenvolver instrumentos que permitissem a verificação da aprendizagem.

     Segundo Bobbitt o currículo é simplesmente uma mecânica, tal como na indústria é fundamental na educação que se estabeleçam padrões, que serão predominantes para um bom desenvolvimento.

     Ralph Tyler veio consolidar as propostas de Bobbitt, com o paradigma de organização e desenvolvimento. De acordo com Tyler o currículo deveria responder quatro questões: Quais objetivos educacionais a escola busca atingir? Que experiências educacionais são oferecidas para alcançarem os objetivos? Como organizar de modo eficiente essas experiências educacionais? Como obter a certeza de que os objetivos estão sendo alcançados? Desse modo o currículo deveria ser organizado sobre os objetivos da educação.

     No livro de Robert Mager “Análise de Objetivos“ reforçou a tendência tecnicista da educação estadunidense também no Brasil, propondo estabelecer objetivos precisos e comportamentalistas para as questões do paradigma de Tyler.

     Os modelos curriculares, tanto o tecnocrático, quanto o progressista, surgiram como uma forma de criticar o currículo humanista clássico. O currículo

 tecnocrático atacou a abstração e a inutilidade dos conhecimentos do currículo humanista clássico e, o progressista deu ênfase ao distanciamento dos conhecimentos abordados por este currículo dos interesses de crianças e jovens. Essas contestações surgiram no contexto da educação de massas, na qual há um questionamento sobre a formação da classe trabalhadora e não mais a formação da classe dominante.

Onde a Crítica Começa: ideologia, reprodução e resistência

     A década de 60 foi marcada por movimentos em todo o mundo. A educação e a concepção da teoria tradicional do currículo foram colocadas em xeque com o surgimento dos livros e da teorização.

     O movimento da renovação da teoria curricular que iria abalar com a teoria da educação tradicional, foi inspirado em verdadeiras revoluções obtendo como base de estudo suas próprias experiências profissionais e a sua propagação se deu em várias partes do mundo ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com