TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a metrópole acelerada capítulo 7

Por:   •  6/8/2017  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  9.306 Visualizações

Página 1 de 2

o capitulo a ser aborado tem como objetivo apresentar os beneficios e maleficios da tecnologia e modernização da sociedade e dos individuos.

Geoger simmel sociologo que estudou varios temas, em especial a sobre a vida nas metrópoles e a personalidade das pessoas

sua obra foi definida pelo rapido crescimento urbano que Berlim estava passando no final do século XIX e inicio do século XX. aperfeiçou seu metodo de análise chamado de microssociologia, sugerindo prestar mais atenção nos fenomenos de pequenas manifestações.

para ele, a sociedade estava sempre sendo trasformada pelas relações do dia a dia.

a modernidade mudou o ritmo da produção chegando ate a influenciar na nossa personlidade e fazendo as gerações desenvolverem "habilidades" como por exemplo: falar ao telefone, escutar musica, jogar jogos online, conversar em redes sociais e ate mesmo fazer o dever de casa tudo ao mesmo tempo.

os avanços tecnologiocs e a racionalização da vida ajudam pra que o dia a dia se torne mais simples, mas tambem mais complicado exemplo:os carros e onibus (automóveis e trasporte coletivo) que foram tecnologias criadas para ajudar na locomoção das pessoas, mais oque vemos muitas vezes e essa tecnologia nos atrapalhar com engarrafamentos,necessidades de manutenção e etc.

segundo dados da ONU, na primeira metada do século XIX metade da população mundial passou a viver em áreas ubrbanas acarretando muitos de estimulos e excitações que contribuem para que o cotidiano se torne mais complicado. O grande cresminto das cidades no levou com o tempo a adquirir certos saberes no comportamento que acabam se auomatizando com a rotina de "correria".

Para "blindar" sua sanidade mental,as pessoas acabam se fechando, prrotegendo-se dos estímulos e se afastando das emoções cotidianas.Se torna indiferentes áquilo que não lhe diz respeito ou ira le atingir de alguma maneira, mergulhar em si mesmos, prestar atenção apenas aquilo que pertence ao círculo de convivio.

Essa atitude de reserva faz com que a pessoa tenha a liberdade de ser um em meio á multidão,tendo conexões "fracas" com o todo. O oposto disso aparece na forma de solidão.

George Simmel nos mostra um paradoxo fundamental da vida moderna: a partir da ideia de que a capacidade das pessoas de absorver as informações tem um limite, á medida que aumenta o fluxo de informções disponíveis, diminui a parcelo de informações que o indivíduo pode guarda.

Conclusão,Talvez o problema da vida moderna seja forma com que escolhemos passar por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com