TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos do Município de Amontada

Por:   •  28/2/2019  •  Seminário  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

                     UNINTA – EaD[pic 1]

                  Polo de Amontada

 

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplina: Seminário Interdisciplinar V: Responsabilidade social e meio Ambiente

Aluna: Maria Josilene Meneses Freitas

Amontada, CE, 04 de janeiro de 2019.

Temática: Educação Planetária para século XXI

Tema do trabalho: Resíduos do Município de Amontada

Contextualização

Nas últimas décadas a nossa relação com a natureza tem sido objeto de vários questionamentos da parte de ecologistas, pesquisadores, ONGs, órgãos públicos, que tentam a todo instante alertar sobre os vários impactos ambientais causados pelas nossas diversas atividades econômicas e nosso estilo de vida. Um dos principais que enfrentamos hoje, são os resíduos sólidos. A quantidade de resíduos produzidos, principalmente nos grandes centros urbanos é preocupante. Segundo Bidone (1999) apud PADILHA (Et al, 2012) o volume de resíduos gerados, das mais diversas natureza, em áreas urbanas têm crescido, determinando um processo contínuo de deterioração socioambiental.  

No município de Amontada, região Norte do Estado do Ceará, no momento o tratamento dado ao lixo é mínimo. No ano de 2017, uma parceria entre a prefeitura, através da Autarquia do Meio Ambiente de Amontada (AMAMA)[1] e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi construído um Ecoponto, espaço destinado à entrega de material reciclável, como: papel, vidro, metal e plástico. Em troca, os clientes da ENEL recebem seu bônus na sua conta de luz. O Ecoponto foi inaugurado em 21 de junho de 2017 e funcionou até o mês de maio de 2018, mas atualmente não está em funcionamento, por falta de um local, pois o que era utilizado está impossibilitado de receber os resíduos. Segundo funcionários[2] da AMAMA está sendo buscadas soluções para o problema, mas, enquanto isso os resíduos reutilizáveis não tem destino e em sua maioria vão para o Lixão do município, que também não responde as exigências mínimas para um adequado descarte do lixo.

No ano de 2017 o município participou e também sediou Oficinas Regionais com a intensão de desenvolver Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O objetivo era reunir a população da região em sua totalidade, incluindo as Organizações Não Governamentais (ONGs) e de catadores de materiais recicláveis, as instituições ligadas ao meio ambiente, as entidades representativas de bairros e/ou regiões do município, Conselhos municipais (como saúde[3], educação e Assistência Social), os gestores/prefeitos e os secretários dos municípios pertencentes à região e, também instituições acadêmicas para elaborar um plano que respondesse as necessidades da região e que fosse possível implantar, pois para um município de pequeno porte construir um aterro sanitário e mantê-lo operacional é quase impossível, já a união dos município tornaria isso viável. Os primeiros passos do Plano foram dados, mas, no momento, o processo está estagnado, em particular no município de Amontada.

No município existem alguns poucos artesãos que se utilizam de materiais recicláveis para produzir suas obras, basicamente, as garrafas pets, madeira e garrafas de vidro (uma das artesãs fazem lindas decorações com as garrafas).

Existe ainda no município alguns catadores de lixo, que tiram dali a sua sobrevivência, mas não nem um tipo de organização, é um trabalho totalmente individual, sem nenhum tipo de apoio dos órgãos públicos ou associais. Há alguns anos foi pensado em uma ONG para apoiar esses catadores, mas o projeto não foi para frente

Algumas escolas do município trabalham com seus alunos projetos voltados a preservação do Meio Ambiente, inclusive as municipais. O mais comum trabalhado pelas escolas municipais são as hortas com tipos de verduras, usadas inclusive nas merendas escolares e, também ervas medicinais. Uma das escolas estaduais do município, que fica no Distrito de Garças, a escola Lídia Carneiro, trabalhou no início desse de 2018, o projeto Ceará Científico voltado a categoria pesquisa em educação ambiental. Durante o projeto os alunos da escola desenvolveram com o apoio dos professores alguns projetos bem interessantes e aplicáveis, como o projeto dedicado a arborização da escola (plantaram mudas de árvores e continuam o processo de crescimento dessas) e o projeto sobre a reutilização do resíduos sólidos, que além de tratar das conscientização e forma correta de descartar esse tipo de resíduo, ainda desenvolveu oficinas sobre exemplos de reutilizar os resíduos, transformar o lixo em obra de arte, em novos usos, como brinquedos e objetos de decoração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com