TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos orgânicos

Artigo: Resíduos orgânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Artigo  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

O presente estudo objetivou avaliar os efeitos da aplicação de doses de resíduo sólido orgânico compostado (RSOU) nas características agronômicas: altura de plantas, número de folhas e diâmetro do caule em mamona. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constaram de cinco doses de resíduo correspondente a: 0; 2,5; 5,0; 10 e 20 t ha-1 e um tratamento com adubação mineral. Baseado nos resultados para as características estudadas foram realizadas análises de variância, para comparação entre as doses de resíduo sólido orgânico compostado aplicado, e análise de regressão para melhor entendimento dos efeitos entre doses e RSOU. Após cento e vinte dias, as plantas foram medidas em altura, diâmetro do caule e contado os números de folhas. A adição do adubo orgânico compostado promoveu acréscimos no número de folhas e no diâmetro do caule de plantas de mamona.

Palavras-chave: Ricinus communis L. Resíduos orgânicos. Desenvolvimento inicial.

Abstract

The present study aimed to evaluate the effects of the application of doses of urban organic solid waste composted (UOSW) on agronomic characteristics: plant height, number of leaves and stem diameter in Castor plants.The experimental design used was the completely randomized design with six treatments and four replications.The treatments consisted of five doses of residue corresponding to: 0; 2,5; 5,0; 10 e 20 Mg ha-1 and a treatment with mineral fertilization. Based on the results for the characteristics studied, were carried out analyses of variance, for comparison between the doses of urban organic solid waste composted applied, and regression analysis for better understanding of the effects between the doses of UOSW. After One hundred and twenty days, the plants were measured in plant height, stem diameter and number of leaves. The addition of composted organic fertilizer promoted increasing in the number of leaves and stem diameter of Castor plants.

Keywords: Ricinus communisL. Organic residues. Initial development.

1 Introdução

A adubação orgânica com uso de resíduos gerados na própria unidade rural é uma prática muito comum na condução de lavouras de pequenos agricultores. Promove o acréscimo de matéria orgânica ao solo favorecendo inúmeros processos microbiológicos relacionados com mineralização e liberação de nutrientes para as plantas, fixação de nitrogênio (simbiótica a não simbiótica), decomposição de resíduos orgânicos e melhoria das qualidades físicas do solo (BENTO, 1997).

Na cultura da mamoneira (Ricinus communis L.), oleaginosa da mesma família do pinhão-manso, Severino et al. (2006) constataram que em relação ao tratamento sem adubação, a adubação orgânica, isoladamente, aumentou a produtividade em 457,6 kg ha-1, a adubação mineral aumentou em 824,4 kg ha-1 e a combinação, de adubação orgânica e mineral aumentou a produção em 1.008,8 kg ha-1.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de doses de resíduo sólido orgânico compostado (RSOU) nas características agronômicas: altura de plantas, número de folhas e diâmetro do colmo em plantas de mamona.

2 Materiale Métodos

O experimento foi conduzido em ambiente protegido localizado na FATEC Nilo De Stefani -Jaboticabal - SP. O solo utilizado foi proveniente de um LATOSSOLO VERMELHO Eutroférrico típico, retirado na camada de 1 a 3 m. As propriedades químicas determinadas foram: pH CaCl2 = 5,8; M.O. (g dm-3) = 11; P resina (mg dm-3) = 5; K+, Ca+2, Mg+2, H++Al+3, SB, T e Al (mmolc dm-3) = 0,3; 17; 4; 19; 21,3; 40,3 e 1, respectivamente, V(%) = 53.

O resíduo utilizado foi resultante da compostagem de lixo doméstico urbano. O composto foi peneirado em peneira de malha com 20 mm para retirar todos resíduos grosseiros de material orgânico e após homogeneização foi amostrado para caracterização química, e apresentou as seguintes propriedades em base seca: pH CaCl2 0,01M = 6,9; relação C/N = 13/1; umidade total = 7,5%; matéria orgânica total (combustão) = 33%; matéria orgânica compostável = 31%; Nitrogênio total = 1,56%; Fósforo total (P2O5) = 0,99%; Potássio total (K2O) = 0,30%; Cálcio total= 4,36%; Magnésio total = 0,40% e Enxofre total = 0,23%.

O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis tratamentos e com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de cinco doses de resíduo correspondentes a 0; 2,5; 5,0; 10,0 e 20,0 t ha-1 e um tratamento com adubação mineral.

O solo foi uniformizado com RSOU compostado, de acordo com os tratamentos, em sacos de plástico. Cada repetição foi composta por um vaso com uma planta. Para a instalação do experimento, foram utilizados recipientes de polietileno com um volume de 10 dm3 de solo. A quantidade de solo para o preenchimento foi calculada em função da densidade do solo seco (1,2 kg dm-3).

As sementes de mamona foram colocadas para germinar em vermiculita e quando estavam no estádio de folhas cotiledonares foram transplantadas para o vaso. Os vasos foram irrigados até o solo atingir a saturação de água manualmente com uso de béquer.

Após 120 dias, a altura das plantas foram determinadas com trena (distância da superfície do solo até o ápice da planta) e diâmetro do colo (medido a 3 cm da superfície do substrato) com paquímetro digital.

Com base nos resultados para as diversas características estudadas foram realizadas análises de variância (teste F), para comparação entre as doses de RSOU compostado aplicados, e a análise de regressão para melhor compreensão dos efeitos entre as doses de RSOU compostado.

3 Resultados e Discussão

De acordo com a Tabela 1, observa-se que as plantas apresentaram aumento significativo das doses para as características de número de folhas e diâmetro do caule, aos 120 dias após a emergência. Quanto à altura, não houve diferença entre os tratamentos e os valores variaram de 13,38 a 18,63 cm.

A dose de 20 t ha-1 do RSOU promoveu maior número de folhas nas plantas aos 120 dias, com 6 folhas por planta, indicando que o incremento de matéria orgânica no solo exerce efeito significativo sobre o crescimento das plantas de mamona. É possível observar ainda, que a adubação orgânica promoveu o crescimento das plantas em diâmetro. Além disso, o uso da adubação orgânica foi superior a adubação mineral, indicando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com