TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão - Sociologia

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

REVISÃO

1) O que é sociologia?

Podemos entender a sociologia como um ramo do conhecimento que tenta explicar cientificamente as relações sociais, ou seja, a sociedade.

2) Discorra sobre o contexto de surgimento da sociologia.

A sociologia surge no século XVIII, como reação a um estado de coisas que aconteciam nesse período (Iluminismo, Revoluções Industrial e Francesa). Ou seja, a sociologia surge em meio à queda da sociedade feudal e consolidação da civilização capitalista.

Nesse contexto, movida por inúmeras mudanças (desenvolvimento tecnológico, aumento da produtividade, acelerada urbanização, divisão de trabalho, surgimento da classe operária etc), a sociologia se estabelece com o objetivo de compreender a nova sociedade formada (sociedade urbana, capitalista e racional), a fim de explicar o que estava acontecendo no campo das relações humanas, tendo a sociedade como objeto de estudo.  

3) Explique a importância que a dupla revolução possui com a formação da sociologia.

Sabemos que os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução, tornaram a sociologia possível. Isso porque, havia a necessidade de criar uma ciência com interesses práticos, ou seja, uma ciência que explicasse as consequências trazidas pelas revoluções e estabelecesse a paz na nova ordem social.

A Revolução Francesa, por exemplo, surge baseada nas ideias iluministas, sendo um movimento essencialmente burguês, caracterizado pelo descontentamento da burguesia e crítica a sociedade estamental (privilégio de classes). Sendo que essa revolução trouxe resultados (queda da sociedade feudal, tomada do poder pela burguesia, implantação do capitalismo e surgimento da

sociedade burguesa), bem como consequências (a disputa pelo poder entre a alta e baixa burguesia instaurou o caos) para a sociedade da época.

Também nesse período começaram a surgir as primeiras máquinas e consequentemente, a transformação dos modos de produção, que passou de artesanato, manufatureiro, à fabril. Era a chamada Revolução Industrial, marcada pela mecanização da produtividade, desenvolvimento tecnológico e rápida urbanização. Trazendo como consequências:

- Êxodo rural (saída dos artesãos dos campos para as cidades, em busca de trabalho, já que as máquinas estavam substituindo o homem, no campo e gerando desemprego);

- Surgimento da classe proletária (o servo feudal deixa a escravidão no campo, para se tornar operário – escravo fabril);

- Exploração da mão de obra de homens, mulheres e crianças (trabalhavam mais de 16hrs por dia, sem direito a férias e remuneração justa);

- Más condições de habitação (operários viviam em condições precárias, geralmente, em casas sujas, superlotadas e sem a mínima condição de infraestrutura).

Sendo assim, os pensadores da época (Saint-Simon, Le Play, Augusto Comte e outros) se espantaram diante da nova realidade europeia. Logo, chegaram a conclusão de que todas essas mudanças exigiam a necessidade de uma ciência social que fosse prática, no sentido de explicar o que estava acontecendo na nova sociedade industrial, sendo capaz de reestabelecer a paz.

5) Sabe-se que as Revoluções Francesa e Industrial trouxeram o aumento da produtividade, desenvolvimento tecnológico, acelerada urbanização, divisão de trabalho, substituição do trabalhado humano por máquinas, bem como o surgimento de novas funções: empresários e operários. Mas, também eram visíveis, a essa época, a utilização intensiva do trabalho barato de mulheres e crianças, uma desordenada migração do campo para a cidade, gerando problemas de habitação, de higiene, aumento do alcoolismo e da prostituição, alta taxa de mortalidade infantil etc. Explique, então, qual a importância desses acontecimentos para a sociologia.

A medida que as mudanças ocorriam, a sociedade industrial ia virando um caos. Passando a se constituir como um “problema”, ou seja, em objeto que deveria ser investigado. Sendo assim, a sociologia constituía uma resposta as novas situações colocadas pela dupla revolução. Já que, a partir dela poderiam ser explicadas questões como miséria, desemprego, epidemias, exploração dos operários, acelerada urbanização etc.

6) Explique como os operários reagiam as novas condições de trabalho impostas nas fábricas.

A classe proletária deixa de ser escrava nos campos, para se submeter a exploração nas fábricas. Em decorrência disso, criavam sindicatos e manifestações de revoltas. Também sabotavam as fábricas destruindo as máquinas, por exemplo.

7) Discorra sobre o contexto da formação da sociologia

A formação da sociologia se deu a partir do antagonismo que existia na sociedade capitalista. Isto é, possuidores e não possuidores de capital.

8) Quais as diferenças entre as correntes do pensamento positivista e negativista?

Os negativistas eram os conservadores que criticavam os ideais iluministas e desejavam a retomada da sociedade feudal. Para eles, o iluminismo era responsável pelo desmoronamento da sociedade feudal.

Já os autores positivistas, como Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkheim, acreditavam que tudo que estava nascendo com o Iluminismo, poderia ter um caráter positivo. Sendo assim, podemos caracterizar o positivismo como a primeira área de conhecimento que pensou na sociologia de maneira sistemática, definindo um objeto a ser estudado e adotando um método de investigação.

9) Em meados do século XX, a sociedade passou por um período de caos e de desordem e a tarefa que os fundadores da sociologia assumiram foi a de estabilizar a nova ordem. Explique a importância desses pensadores para a formação da sociologia.

Sabemos que os clássicos da sociologia, como Saint Simon, Auguste Comte, Emile Durkhein e outros, procuravam explicar as grandes transformações vivenciadas pelas nações europeias, em decorrência da formação e do desenvolvimento do capitalismo. Eles estavam conscientes de que não seria possível voltar a sociedade feudal, mas acreditavam que tudo que estava acontecendo nos campos, políticos econômicos, sociais etc, poderia ter um caráter positivo, em que seria possível restaurar a ordem social.

Saint Simon, por exemplo, foi um dos primeiros fundadores do positivismo. Durkheim costumava afirmar que o considerava o verdadeiro pai da sociologia, embora não tenha ganhado o título de fato, porque não a sistematizou. Simon analisa a sociedade do século XVIII e propõe o progresso econômico como forma de reestabelecer a ordem social. Ele acreditava, portanto, que a industrialização podia satisfazer todas as necessidades humanas e constituía a única fonte de riqueza e prosperidade.

Já Auguste Comte, deu continuidade as ideias de Saint- Simon, embora tenha sido menos original é considerado o pai da sociologia, pelo fato de ter sistematizado a ciência. Ou seja, Comte propõe a análise metodológica e sistemática, a fim de perceber os problemas da sociedade (desemprego, exploração, desigualdades sociais), para antever os fatos e prever as crises. Além disso, defendia a reconciliação entre a ordem e o progresso, para reestabelecer a paz e construir uma sociedade mais equilibrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com