TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do curta-metragem "Ilha das Flores"

Resenha: Revisão do curta-metragem "Ilha das Flores". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Ilha das Flores

O escritor e cineasta Jorge Furtado, no curta metragem “ Ilha das Flores” de 1989, nos apresenta algumas questões sociais , quem tem como origem , as relações antagonistas e contraditórias no embate entre, Capitalismo x Trabalhador. De maneira minuciosa, Jorge começa a nos explicar, que duas características humanas foram determinantes para o sucesso da raça humana são: o telencéfalo ( capacidade de desenvolvimento e raciocínio) e o polegar opositor, que proporciona o movimento de pinça entre os dedos que permite assim a manipulação de precisão. Com essa junção os seres humanos conseguiram grandes melhorias para o planeta e invenções para a humanidade, que com o passar dos séculos, tudo que era inventado ou feito com um modo de produção , força de trabalho, começou a ser trocado pelo dinheiro.

A partir de então, Jorge segue nos mostrando os resultados da relação antagônica do Sistema Capitalista x Trabalhador, e das questões sócias que surge a partir dela. É nítido que dentro desse sistema, as nossas relações humanas se dão em volta do capital, nada mais além do que isso. O sistema capitalista coisifica o trabalhador, no qual ele nada mais é na vista desse mesmo sistema, como uma mera força de trabalho necessária para conseguirem a expansão de seu poder (capital), o longa nos mostra os processos, no qual o capitalismo funciona e as questões sociais que surge através dele no caso a fome e saúde. O longa apresentado no ano de 1989, nos mostra questões sociais presentes e que podemos observar diariamente no nosso cotidiano, como a fome, saúde, educação e entre outras... Isso nos mostra que não existem “novas questões sociais” como alguns autores dizem, mas que a questão social hoje deriva-se da mesma questão social anterior , pois também é fruto de uma desigual distribuição de renda e oportunidades, apenas mudando a forma como ela se expressa, mas com a mesma “base” anterior, a contradição capital versus trabalho, como defendem os grandes autores do Serviço Social.

O sistema capitalista, desencadeia todas essas questões apresentadas e entre outras, esse mesmo sistema tira a liberdade do trabalhador, sob uma forte alienação. O Estado que deveria enfrentar esse sistema muitas vezes ou a maioria de suas vezes age juntamente com esse sistema através de defender o seus interesses econômicos, e assim se afasta do seu proposito de dar a dignidade mínima a seu povo.

Conforme a nossa Constituição Federal de 1988 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010) Porém é que na realidade, grande parte da população não conhece esses seus próprios direitos e acabam por ser excluído dos mesmos, pelo próprio Estado.

É claro que se construí ao longo do tempo, no Brasil melhorias para melhoria da população implantadas pelo Estado, na forma de implementação de politicas sociais, no qual se deu por exemplo, programas, como : Bolsa Família, Fome Zero, Minha casa minha vida, que trouxeram grande benefício a milhares de brasileiros. Porém a muito a se fazer e é possível , o problema no Brasil é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com