TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curta Metragem “Ilha das Flores”

Por:   •  22/5/2016  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Caxias do Sul

Disciplina: Leitura e Escrita na Formação Universitária

Professor: Diego Chiapinotto

Integrantes: Ilton Limberger e Lucas Simon

Data: 13/05/2016  

 

Porcos e Tomates

O curta metragem “Ilha das Flores” dirigido por Jorge Furtado, foi filmado no ano de 1989 com duração de 12 minutos. Jorge nasceu em 9 de Junho de 1959 na cidade de Porto Alegre, é um cineasta brasileiro e recebeu vários prêmios pelo curta metragem.

O documentário fictício trata das desigualdades sociais e traz elas através do caminho de um tomate mostrando sua plantação, comercialização, consumo e descarte. O destino final do tomate é localizado na Ilha das Flores, onde ele é descartado e selecionado junto com outros produtos orgânicos para servir de alimento para os porcos. O que não for consumido pelos porcos é liberado para os moradores da ilha pegarem.

O filme retrata alguns humanos como seres inferiores aos porcos e que a liberdade que o ser tem é definida por sua situação social. A maneira como o curta apresenta essa situação talvez não seja realista e de certo modo exagerada em alguns pontos para exaltar a ideia das diferenças sociais que o diretor aborda, porém, não invalida a mensagem trazida que serve para a reflexão das pessoas sobre a sociedade atual.

O curta é recomendado para todos os públicos, principalmente no âmbito escolar podendo servir para qualquer que seja o grau de escolaridade tratando de um tema antropológico servindo a diferentes matérias humanas.

 

Referências:

 

http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores

http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/produ%25C3%25A7%25C3%25A3o/curtas/ilha-dasflores http://www.filmesbrasileiros.net/ilha-das-flores/ http://www.imdb.com/name/nm0299134/

easter egg for readers (:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com