TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Richard Donkin. "O futuro do trabalho" "diretor geral do jornal EXPERTISE

Seminário: Richard Donkin. "O futuro do trabalho" "diretor geral do jornal EXPERTISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Seminário  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento:

Richard Donkin. “O futuro do trabalho’’, revista EXAME CEO. Agosto 2013,

(p 20-26).

No texto ‘‘ O futuro do trabalho’’ é expresso por Richard Donkin à ideia que, ao longo dos anos vem desenvolvendo-se e moldando o ofício a necessidade de cada época. A mão de obra é fundamental na sociedade, a qual sem ela há mísera movimentação de capital, sendo fundamental para sustentação da nossa sociedade capitalista. O trabalho consolidou de forma excedente por intermédio da Revolução Industrial, esta utilizando a mão de obra independente de idade e sexo. Assim firmando o papel da mulher no mercado de trabalho, abrindo espaço para direitos iguais a ambos os gêneros.

“ Hoje a proporção de homens e mulheres empregados na Europa e nos Estados Unidos converge porque as mulheres estão presentes em todo tipo de trabalho. ” (página 21).

“ Sem saber, eles estavam criando o emprego: trabalho remunerado regular e contínuo, que exigia habilidades pelas quais as pessoas eram recompensadas em troca da manutenção de níveis consistentes de produtividade. Durante mais de 200 anos, o emprego evoluiu por meio de hierarquias divisórias, administração cientifica, programas de treinamento, qualificações definidas e sindicatos que negociam coletivamente em nome dos trabalhadores.” ( página 23).

“ A pergunta [...] hoje é se os historiadores reconhecerão a era do mecanismo de busca na internet como uma nova revolução na maneira como vivemos e trabalhamos, tão reconhecível como foi a máquina a vapor [...]. Ao registrar os anos como After Ford( depois de Ford) em seu romance distópico Admirável Mundo Novo, o escritor Aldous Huxley se mostrou tão marcado pela influência transformadora do automóvel [...]. Se Huxley estivesse vivo, será que escreveria After Zuckerberg [ criador da rede social Facebook ] [...] . ” (página 23) .

“As práticas de trabalho de hoje estão avançando em ritmos diferentes. Ocupando a pista mais rápida estão empresas estruturadas, que aprimoram continuamente seus sistemas em torno de modelos tradicionais de gestão em que os graduados, selecionados em processos de recrutamento finalmente ajustados, ingressam em carreiras bem definidas.” (pagina 24).

Ao longo da história o trabalho pode ser visto de varias maneiras, no inicio o trabalho escravo ou serviu é o que se conhece (que hoje proibido por lei), já no período da Revolução Industrial conheceu o trabalho remunerado. O modo de trabalho do futuro representa a diversidade conseguida pelo decorrer dos séculos, atualmente a ralação da tecnologia/internet surge para facilitar a vida do homem, a qual o torna dependente dessa ferramenta. O mesmo se compreende antigamente as maquinas a vapor, automóveis a combustão interna, e hoje com laptops e smartphones.

A evolução do trabalho não só desenvolveu a sociedade, como também ajudou abrir espaço para a mulher no mercado de trabalho, esta era dedicada anteriormente apenas aos serviços domiciliares e cuidar e educar os filhos. O sexo feminino obteve lugar e direitos idênticos ao masculino, mas só depois de muito tempo de mão de obra mal remunerada, no presente em quase todos os países e principalmente os mais desenvolvidos a mulher disputa vagas de empregos com homens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com