TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SALDO SOCIAL EM NEGÓCIOS COMO UMA FERRAMENTA DE INSTRUMENTO: * MAXIMO DA SILVA

Projeto de pesquisa: SALDO SOCIAL EM NEGÓCIOS COMO UMA FERRAMENTA DE INSTRUMENTO: * MAXIMO DA SILVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 22

UNIPAR – UNIVERSIDADE PARANAENSE – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

2014

BALANÇO SOCIAL NAS EMPRESAS COMO FERRAMENTA DE GESTAO :

*MAXIMO DA SILVA, David

**,

RESUMO

O Balanço Social se constitui uma conseqüência das pressões sociais realizadas pela sociedade às empresas materializando a transparência das ações sócio-ambientais e econômicas realizadas por essas instituições, isto é um instrumento evidenciador da responsabilidade social corporativa. No Brasil, a elaboração e divulgação do Balanço Social passaram a ser obrigatório para as companhias abertas após o surgimento da Lei 11.638/07. Este artigo objetiva demonstrar a importância da divulgação do comprometimento social das empresas através do Balanço Social perante os stakeholders e analisar a estrutura do modelo de Balanço Social elaborado IBASE, GRI e Instituto ETHOS. A técnica de pesquisa adotada para elaboração deste trabalho foi a partir de pesquisas bibliográficas, isto é, leitura e explicação de contribuições científicas já elaboradas. Constatou-se que a divulgação do Balanço Social é uma forma de fortalecer a imagem institucional das companhias, marcas e produtos ligados a ela. No caso dos produtos e serviços, os stakeholders dão primazia aos oferecidos por empresas socialmente responsáveis em detrimento a outros, iguais em preço e qualidade, de empresas sem comprometimento social porque esses produtos/serviços agregam um interesse nos stakeholders de colaboração a causa social apoiada pela empresa. O ato se consolida através da compra do produto ou serviço. Esse demonstrativo também é empregado como ferramenta gerencial por evidenciar informações sobre políticas administrativas contribuindo no controle e ajuda do processo decisório e de determinação de estratégias.

Palavras-chaves: Balanço Social. Responsabilidade Social Corporativa. Stakeholders .

ABSTRACT

The Social Report constitutes a consequence of social pressures made by the company to companies materializing the transparency of social and environmental actions and economic carried out by these institutions, this is a disclosing instrument of corporate social responsibility. In Brazil, the development and dissemination of Social Report became mandatory for listed companies after the emergence of Law 11,638 / 07. This article aims to demonstrate the importance of disseminating the social commitment of the companies through the Social Report before the stakeholders and analyze the structure of the Social Balance IBASE model developed, GRI and Ethos Institute. The research technique adopted for the preparation of this work was from literature searches, that is, reading and explanation of scientific contributions already produced. It was found that the disclosure of the Social Report is a way to strengthen the institutional image of companies, brands and products connected to it. For products and services, stakeholders give primacy to those offered by socially responsible companies to the detriment of others, equal in price and quality, companies without social commitment because these products / services add an interest in the social cause collaboration of stakeholders supported by company. The act is consolidated by purchasing the product or service. This statement is also used as a management tool for highlighting information on administrative policies contributing in control and help the decision-making process and to determine strategies.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que para escolher aqueles investimentos mais atrativos, assim como no processo de tomada de decisão interna, investidores e administradores se orientam por demonstrativos evidenciadores de informações econômico-financeiras das empresas.

A conjuntura econômica nos mostra que a globalização e o avanço da tecnologia, esta quando massacrante, trazem sérias conseqüências ao meio ambiente e ao ser humano. Isso se manifesta através de acidentes ecológicos e de condições subumanas que empresas submetem seus colaboradores em nome do lucro e dos resultados financeiros cada vez mais desafiantes. Então, torna-se imprescindível que haja uma forma de coibir atitudes devassas dessas empresas e premiar aquelas que fazem alguma ação benéfica pela comunidade e pelo meio ambiente. A partir dessa necessidade o Balanço Social se constitui como uma ferramenta de tornar pública a responsabilidade social e o nível de comprometimento social das empresas. Internamente, é considerado um relatório de desenvolvimento do capital-trabalho por apresentar o perfil do corpo funcional e investimentos na sociedade e meio ambiente.

Melo Neto (2004) afirma que a idéia de responsabilidade social foi levantada entre o final do século XIX e início do século XX. Sua popularização ocorreu nos anos 60 nos EUA e na Europa, no Brasil só no início dos anos 80. Atualmente, o assunto possui uma vasta literatura e recebe vários sinônimos como: responsabilidade social corporativa, cidadania corporativa, cidadania empresarial. O termo é considerado como uma postura voltada para a prática de promover o bem. Nesse caso as ações sociais revelam um comprometimento em transformar o social mediante a compreensão dos problemas e da importância da comunidade, ou seja, a empresa socialmente responsável observa sua razão de existir além de visar ao lucro comprometendo-se em cooperar por uma transformação social que quebre as barreiras das injustiças. Políticas Sociais promovidas pelas empresas acontecem por meio de: comprometimento com os interesses públicos; criação de ofertas de empregos; estímulo aos funcionários a sensibilizarem-se com as questões sociais; valorização e favorecimento dos talentos dos funcionários; garantia da lisura da boa imagem Institucional da empresa.

Então, a idéia de responsabilidade social é bastante abrangente envolvendo a preocupação com os funcionários, preservação do meio ambiente, respeito à diversidade social, entre outras.

A empresa para ser designada como empresa socialmente responsável adota projetos na área social (educação e saúde), proteção ao meio ambiente, igualdade nas oportunidades de empregos, doações para ajudar em campanhas e patrocínios de associações e eventos.

A riqueza da empresa, denominada contabilmente como patrimônio, está relacionada à imagem da empresa perante o consumidor. A prática da responsabilidade social, espontânea ou por pressão de grupos ambientalistas, atualmente não se constitui apenas em uma tendência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com