TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECUNDÁRIO E ESCOLAR

Resenha: SECUNDÁRIO E ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  Resenha  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

A MIDIA E A ESCOLA

No processo histórico é possível verificar que a escola surge numa perspectiva do projeto burguês de efetivar o sistema capitalista, com a necessidade de qualificação profissional devido à revolução industrial que ocorreu no século XVIII, o que acaba por interferir na área social, econômica, cultural e política da época, pois com os novos ideais que foram se constituindo a população via-se abrigada a mudar para cidade a procura de emprego ocasionando aumentando da urbanização.

Com a necessidade de qualificação de mão de obras era necessária também escola, porém permaneceu somente no debate, pois não se disponibilizou recursos para a educação, retomando somente a discussão na década de 1920.

No Brasil com o intuito de romper com os modelos de educação europeus aconteceu “Semana de Arte Moderna”, e através deste muitos educadores denunciaram as precariedades das escolas brasileiras bem como o método de ensino utilizado. Iniciando assim o movimento da Nova Escola com uma visão pedagógica diferente voltada psicologia infantil.

Em 1959 houve novamente discussões a cerca da instrução escolar com um novo manifesto de educadores o Manifesto dos Educadores Democráticos em Defesa do Ensino Público. Na visão destes educadores a educação popular possibilitaria “a democratização da cultura, da riqueza e do poder, cujo resultado levaria o país ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social e cultural”. (TOMITA, TERUYA, SANTOS, 2009. p.100).

Na atualidade a globalização tem buscado a qualidade e intensificando a idéia de produtividade, a eficiência e a competitividade como meios para adquirir esta qualidade exigida.

Muitos teóricos acreditam que a escola contribui arbitrariamente para essa idéia e assim para a manutenção e reprodução das classes dominantes e classes dominadas, legitimando desta forma o sistema capitalista.

Outro difusor da ideologia burguesa atualmente é a mídia, que busca de todas as formas seduzir o público, uma vez que as tecnologias de informação estão cada vez mais sofisticadas e ágeis oferecendo novas técnicas e recursos para a manipulação das pessoas.

A mídia também tem suas influências no processo educativo e essa cultura industrial é pensada de forma a induzir os indivíduos levando-os a transformarem-se em mercadorias sem mesmo se dar conta do que esta ocorrendo, pois acreditam que “são reconhecidos e integrados socialmente e não administrados em seus desejos e atitudes”. (TOMITA, TERUYA, SANTOS, 2009. p.103).

Diante desta cultura industrial existe todo o propósito de uma ideologia que acaba tornando os indivíduos alienados a esta cultura de massa levando ao consumo desenfreado e sem conseqüências, e os indivíduos atendem a tudo sem manifestação ou oposição.

A maioria busca está em busca de bem estar e a sua felicidade e acabam por se afundar na ruína, sem a possibilidade de se reconhecerem “sujeitos de si e de sua história”.

A indústria cultural busca de todas as formas enredar o consumidor dando lhe sempre a esperança de alcançar a felicidade ou algo a mais, mas este nunca a alcança pois a cada dia surge algo novo a se conquistar e o individuo acaba se afundando cada vez mais buscando fora de si aquilo que possa satisfazê-lo.

Diante de tudo isso, a escola passa a ser para muitos jovens e crianças um lugar monótono e sem graça, pois não esta preparada para receber alunos com tantas informações, a televisão com sua ideologia passa a ser para muitos dos alunos algo interessante e divertido, enquanto que a escola passa a ser uma obrigação.

Contudo o professor deve estar preparado para essa nova forma de cultura, podendo ainda ser um mediador neste processo contribuindo para a formação consciente do aluno despertando o senso critico em relação forma critica aos “produtos as mensagens midiáticas”. (TOMITA, TERUYA, SANTOS, 2009. p.109).

Além de do que tudo foi exposto, outro fator que a mídia especialmente a televisão contribui para a propagação da violência em todos os sentidos, entretanto não pode-se culpar somente a televisão pois com toda certeza são inúmeros os fatores que contribuem para a violência atual.

A mídia sempre pautada pela liberdade de imprensa não tem intenção de educação, especialmente uma educação voltada à ética, no entanto ela educa influenciando nos pensamentos e posturas dos indivíduos através de sua metodologia sensacionalista.

São muitas as noticias relacionadas à corrupção, o que transmite uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com