TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  3.318 Palavras (14 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Ana Lúcia Ferreira Cruz, Maria de Lourdes Pereira Amorim, Maria do Socorro Lopes

O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA

Barbalha - Ce

2012-06-15

O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Trabalho Interdisciplinar].

Prof. Ângela Santini, Giane Albiazzetti, Paulo Sergio Aragão, Sergio de Goes Barboza.

Barbalha - ce

2012/06/15

Sumário

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------- 4 á 5

Desenvolvimento -------------------------------------------------------------------------- 6 á 8

Considerações Finais ------------------------------------------------------------------------- 9

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------- 10

Introdução

A palavra política tem suas raízes na Grécia antiga, em grego seria ta politika, palavra originada de polis que por sua vez quer dizer cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos, ou politikos. Politika, então, são os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos: costumes, leis, organização da defesa e da guerra, administração dos serviços públicos e das atividades econômicas da Cidade. Polis e Civitas correspondem no sentido moderno o que chamamos de Estado, o conjunto das instituições públicas e sua administração pelos membros da Cidade. Ta politika e res publica, ou ainda em português republica, correspondem ao que chamamos de práticas políticas, referindo o modo de participação no poder.

Existem vários usos para a palavra política. Alguns consideram a política uma atividade própria de certas pessoas encarregadas de fazê-la – os políticos-, e outros consideram a política um interesse e mesmo uma obrigação de todos. Normalmente usamos a palavra política para significar uma atividade específica, geralmente o governo, realizada por um certo tipo de profissional, ou seja o político, ou para significar uma ação coletiva. Também usamos em outro sentido, como por exemplo: "política universitária", "política da escola", "política da empresa". Estas expressões referem-se à maneira como uma instituição, seja ela pública ou privada, define sua direção e o modo de participação, de gestão, referem-se também ao modo de organização, divisão de poderes relativos ao investimento e aos lucros, como é o caso de uma empresa.

Em linhas gerais Política diz respeito a tudo quando envolva relações de poder ou a tudo quanto envolva organização e administração de grupos.

Com o crescimento das atribuições confiadas aos governos, sob a forma do Estado, acorreu a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação levou o uso da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolvia poder, administração e organização.

Podemos dar à palavra política três significados mais específicos e principais que estão inter-relacionados:

O significado de governo, entendido como direção e administração do poder público, sob a forma do Estado. Governo e Estado são diferentes, pois Governo diz respeito a programas e projetos que uma parte da sociedade propõe para o todo que a compõe, enquanto o Estado é formado por um conjunto de instituições permanentes que permitem a ação dos governos.

O significado de atividade realizada por especialistas – os políticos -. Aqui a política aparece como distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder.

O significado de conduta duvidosa, uma desconfiança constante contra a política, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade. O poder aparece como distante de nós, por pessoas diferente de nós. Parece-nos como algo maléfico que quer prejudicar a sociedade.

A política foi inventada pelos humanos para que pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. Ela também foi inventada para que a sociedade, internamente dividida, discutisse e decidisse em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.

A política foi inventada para evitar a guerra de todos contra todos, e para descobrir qual a melhor maneira de os membros de uma sociedade pudessem viver.

Os filósofos gregos e romanos tratavam à política como um valor e não como um simples fato, considerando a existência política como finalidade superior da vida humana, como a vida boa, entendida como racional, feliz e justa, própria dos homens livres. A política e a filosofia nasceram na mesma época. Muito dos primeiros filósofos foram chefes e legisladores. Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. A noção de justiça foi, inicialmente, elaborada em termos míticos, a partir de três figuras principais:

themis, a lei divina que institui a ordem do Universo;

cosmos, a ordem universal estabelecida pela lei divina; e

dike, a justiça entre as coisas e entre os homens, no respeito às leis divinas e à ordem cósmica.

A idéia de justiça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com