TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL

Ensaios: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

O Professor Sérgio Buarque de Holanda estudou em diversas escolas de São Paulo. Mudou-se, em 1921, para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde obteve o bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1925.

Ao longo da década de 1920, atuou como representante do movimento modernista paulista no Rio de Janeiro.

Trabalhou então em diferentes órgãos de imprensa e, entre 1929 e 1930 como escritor, publicou livro Raízes do Brasil no ano 1936, que foi seu primeiro trabalho considerado muito importante na época, ainda nos dias de hoje, e é o seu livro mais conhecido do autor.

Analisando capitulo 5 do livro do Professor Chico Buarque de Holanda, entendi que o livro traz de questões importantissima e reflexivas para nós nos dias atuais.

Entendi que o autor no capitulo 5 do livro, descreve que a família e o Estado caminha em linhas diferente e que o individuo é forçado a seguir diferentes normas que o estado estabelece, da também exemplos com o de Antigota e Creonte que embora tinhas laços sanguíneos, viveram e constante conflitos, pois um representava o Estado e o outro a família .

Já nesta época percebe-se que a imposição da Lei, causou muitos estragos no ser humano.

O autor também faz comparações entre o regime de velhas corporações, onde existia a parceria entre o empregado e o empregador, formando uma família e o regime industrial onde o empregador não conhece, nem sabe quem é o seu empregado.

Sergio destaca ainda, que o brasileiro é um homem cordial, pois consegue usar de cordialidade mesmo nos conflitos políticos e que nosso sistema administrativo excepcionalmente mesmo nos conflitos tem um corpo de funcionários dedicados com objetivos de melhoria para o cidadão.

Percebi ainda que, a pedagogia imposta pela família/estado impõe métodos antigos de educação onde a criança deve ser estimulada a seguir regras e obedecer.

E na opinião do autor, a criança deve ser estimulada a transgredir regras e deve adquirir progressivamente a individualidade.

Entendi que o autor já nesta época, clamava por uma liberdade deste regime tão fechado, imposto pela família e pelo estado.

Hoje depois de décadas, percebo que o brasileiro evolui, não chega a ser uma revolução, mas, com a democracia que teve inicio nos meados de 1970, e só foi conclusiva mesmo em 1985, quando foi eleito para Presidente, Tancredo Neves, que morreu, e não pode assumir o cargo, assumindo então o Presidente José Sarney.

Posso dizer que o governo do Sarney embora fosse um governo muito tumultuado com muitas mudanças na economia e na politica do Brasil, ele obteve inicialmente credibilidade do povo brasileiro, ao ser fiel ao pacto político moderno e democrático que uniu os trabalhadores, a classe média assalariada e os empresários em torno da luta contra o regime militar autoritário.

E hoje de certa forma o brasileiro já não aceita as regras imposta pelo estado, no tornamos um povo independente, com liberdade de expressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com