TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL - Exames

Trabalho acadêmico: SERVIÇO SOCIAL - Exames. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho consiste em uma análise crítica e reflexiva sobre o filme Tropa de Elite, dentro de um contexto da realidade social vivenciada nos dias atuais e sob a avaliação dos conceitos importantes da Psicologia Social. Manifestações culturais e conflitos sociais, violência urbana e policial, drogas, corrupção, discriminação, temas que são apresentados no filme, serão destaques nesse trabalho. Assim como no filme onde os direitos humanos são violados, ou seja, as leis não são cumpridas, no cotidiano da maioria das pessoas das favelas, das comunidades, existe uma luta constante entre a moralidade e a corrupção, a violência e a segurança.

Uma análise criteriosa será feita de como representações da violência e da opressão social evidenciam as tensões que se instituem no confronto entre traficantes e policiais, em ações de combate ao crime organizado nas favelas do estado do Rio de Janeiro. Estudaremos o comportamento cultural, os mecanismos sociais, a formação de grupos e suas características junto à sociedade. Abordaremos as relações de poder dos policiais do BOPE e como suas ações podem ajudar na resolução dos conflitos acima citados.

Daremos uma ênfase toda especial da importância do Serviço Social na resolução desses conflitos através de ações, medidas de intervenção e no desenvolvimento de projetos sociais, sejam coletivos ou individuais, de maneira que o trabalho do Assistente Social seja relevante para intervir dentro dessa realidade social da população que precisa de grande ajuda no sentido de mudar, transformar e fazer um mundo novo, onde os direitos humanos tenham espaço.

Desenvolvimento

Muitos são os aspectos utilizados para diferenciar um grupo de outras circunstâncias onde se verifica a presença de várias pessoas em uma mesma atividade. Com base nas leituras lidas de Martín-Baró, tivemos a certeza de que o Batalhão de Operações Especiais (BOPE ), responsável por atividades articuladas e muitas vezes comparadas a táticas de guerra, no combate ao tráfico e ao crime organizado nas favelas do Estado Rio de Janeiro é sim considerado como um grupo.O BOPE é uma organização que opera em conjunto com o objetivo de atingir interesses comuns numa dimensão de realidade referente ao tráfico de drogas, a corrupção, a violência urbana, desempenhando assim o seu papel de um profissional policial e de um ser social. Considerado o grupo de elite da polícia militar, o Bope tem os melhores policiais do mundo devido ao treinamento rigoroso, ostensivo e os que mais entram em todo tipo de confronto. Estão capacitados para lidar com qualquer tipo de situação que coloque em perigo a população.

Analisando bem o artigo de Martín-Baró, consideramos o BOPE como um grupo funcional e também estrutural. Funcional porque correspondem à divisão do trabalho no interior de um determinado sistema social, pessoas que cumprem a mesma função em relação a um sistema, pessoas que tem os mesmos papeis e ocupam uma posição equivalente. O poder de um grupo funcional depende do valor ou da importância que o seu trabalho tenha em uma sociedade. E Estrutural, pois se expressa de modo intensivo e explícito, caracterizado por comunidades de interesses objetivos (identidade),controle dos meios de produção (poder) e satisfação de interesses de grandes grupos e classes(atividade grupal).

As relações de poder no grupo de policiais do Bope estão sob o comando de um capitão que determina qualquer tipo de ação e o capitão subordinado ao chefe de Estado. Portanto uma forma hierárquica de poder. Uma das cenas que nos transmite bem as relações de poder no grupo de policiais do Bope é quando o Capitão ordena sessões de tortura em busca de informações sobre traficantes e execuções destes mesmos moradores da favela que ele considera estar envolvidos com o tráfico de drogas. O Bope como instituição de segurança tem que fazer valer com seriedade e honestidade o seu papel na sociedade. Violência, corrupção, o uso de drogas, existe desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com