TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEVIÇO SOCIAL

Trabalho Universitário: SEVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PATRICIA LEAL SILVA

RELATORIO DE CARACTERIZAÇÃO

SOCIOINSTITUCIONAL

Esperantina

Esperantina

2013

PATRICIA LEAL SILVA

RELATORIO DE CARACTERIZAÇÃO

SOCIOINSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado I.

Orientadora Acadêmica: Maria de Fátima Alves. CRESS 299 22ª Região.

Supervisora de Campo: Eliete de Carvalho Machado. CRESS 2044 22ª Região

Esperantina

2013

1.1INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Saúde e uma unidade publica de saúde estatal descentralizada pela Prefeitura Municipal de Batalha responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social do Sistema Único de Saúde – SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde atende grupos vulneráveis (idosos, crianças e adolescentes, mulheres, dentre outros) promovendo o desenvolvimento pessoal e comunitário resgatando a auto-estima, e desenvolvendo as potencialidades de seus usuários. Este serviço presta atendimento para pessoas em busca ativa, acolhida, diagnóstico da situação, Plano de atendimento; Acompanhamento psicossocial e articulação inter-setorial; Mobilização da sociedade para enfrentamento das situações de vulnerabilidade e entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde e uma proteção básica do SUS que tem por objetivo atender a população em geral com vulnerabilidade e riscos sociais no território de Batalha, pois possibilita o acesso de um grande numero de familia a rede de proteção social da secretaria municipal de saúde.

Assim, podemos destacar a secretaria municipal de saúde demonstrou à possibilidade de construção de uma rede substitutiva que foram organizadas a rede municipal de atenção a pessoas problemas de saúde. Os serviços da secretaria municipal de saúde oferecem atendimento diário a pessoas com problemas de saúde de pessoas portadoras de necessidades especiais.

A secretaria municipal de saúde esta situada na Rua Edson da Costa Nº 372 no centro da cidade de Batalha – Piauí, tendo como Secretária Municipal de Saúde a Enfermeira Tânia Maria Penafiel Diniz Moura. Ainda na gestão de programas tem Marcela Carvalho Borges Leal, coordenadora da Estratégia Saude da Família, como coordenadora ambiental e vigilância sanitária, Noeme Rocha Lustosa Carvalho, e coordenadora da Vigilância Epidemiológica a enfermeira Ana Célia Carvalho Lustosa.

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONA

A Secretaria Municipal de Saúde, é o órgão municipal responsável pela execução das ações de saúde pública é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde Tânia Penafiel Diniz Moura e pela Assistente Social Eliete Carvalho Machado. A Secretaria Municipal de Saúde esta localizada na Rua Edson da Costa, 372 - centro na cidade de Batalha - PI. Funciona em um prédio próprio com espaço amplo que possibilita o atendimento com qualidade ao usuário. Sua finalidade é atender pessoas com problemas de saúde que possui uma equipe multidisciplinar, são vários os técnicos que se organizam para acolher e atender ao usuário. Os profissionais de nível superior são: Assistente Social, Enfermeira, Psicóloga, Médicos clínico geral e especialistas, nutricionista, fonoaudióloga e Educador Físico, Cirurgião Dentista, Terapeuta Educacional e pessoal de nível médio, Auxiliar de Saúde Bucal, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais.

2-OBJETIVO INSTITUCIONAL

2.1 Natureza dos programas e projetos

Os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde são desenvolvidos, vários programas que visa viabilizar o acesso da população aos serviços de saúde com qualidade,para a o bom atendimento a população dentre estes estão:

Os programas são:

 Programa Saúde na Escola (PSE)

 Programa de Saúde da Família (PSF)

 Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF

 Programa Saúde Bucal-PSB

 Programa de Prótese Dentária- PPD

 Centro de Atenção Psicossocial- CAPS

2.2 Política Social

Ao considerar a política de saúde como uma política social, uma das conseqüências imediatas é assumir que a saúde é um dos direitos inerentes à condição de cidadania, pois a plena participação dos indivíduos na sociedade política se realiza a partir de sua inserção como cidadãos. Isso porque as políticas sociais se estruturam em diferentes formatos ou modalidades de políticas e instituições que asseguram o acesso a um conjunto de benefícios para aqueles que são considerados legítimos usuários dos sistemas de proteção social. A Secretaria Municipal de Saúde mantém uma constantete articulação com as outras políticas setoriais e parcerias com órgãos públicos e privados, que contempla a rede de proteção básica e especial bem com órgãos e setores que compõe o sistema de garantia de direito todos. A parceria realiza-se de forma integrada considerando as desigualdades sócias territoriais visando seu enfrentamento á garantia dos mínimos direitos sociais ao provimento de condições para atender contingências sociais e á universalização dos direitos sociais.

2.3 Recurso Financeiros

As fontes de financiamento da Secretaria Municipal de Saúde, são oriundos do Governo Federal através do Ministério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com