TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARCIA OLIVEIRA

Percepções e análises sobre a instrumentalidade e do profissional do serviço social: a visão da profissao pelo próprio profissional.

[pic 4]

CACOAL

2015

MARCIA OLIVEIRA[pic 5]

Percepções e análises sobre a instrumentalidade e do profissional do serviço social: a visão da profissão pelo próprio profissional.

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 5º período, para as disciplinas de: Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.

Prof. Amanda Boza

Maria Angela Santini

Maria Lucimar Pereira

Rodrigo Zambon

Cacoal

2015

[pic 6]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA..............................................03

3. OBJETIVO GERAL E ESPECIFICOS....................................................................04

4. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................05

5. METODOLOGIA.....................................................................................................05

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...................................................................................06

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA............................................................................08

8. ORÇAMENTO........................................................................................................08

9. RESULTADOS ESPERADOS................................................................................09

10. REFERÊNCIAS....................................................................................................10


1. INTRODUÇÃO[pic 7]

O Serviço Social tem o grande desafio de superar as práticas conservadoras que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas. Hoje, mesmo após o movimento de reconceituação, ocorrido na década de 1960 cujo resultado foi o rompimento da profissão com as práticas tradicional conservadoras e o comprometimento de defesa a classe trabalhadora ampliando seu espectro de atuação intervindo em espaços institucionais e no campo político, sobretudo nas políticas públicas, a profissão vê ainda em sua categoria a diversidade de formas de atuação.  Na defesa do livre exercício profissional, também insurge a necessidade de fortalecer os espaços de debate como: conselhos gestores, conferências de serviços públicos, audiências populares, congressos e movimentos populares onde os assistentes sociais, gestores, trabalhadores e a população usuária discutem a efetividade dos serviços.

Evidencia-se neste processo a importância de constante aprimoramento intelectual dos assistentes sociais, pois a especificação do trabalho coletivo, a incidência do poder hegemônico sobre a atividade profissional, desafia a concretização dos valores e princípios defendidos pelo Serviço Social, neste sentido o presente trabalho busca dar visibilidade aos diferentes entendimentos técnicos contrapostos à prática profissional a fim de proporcionar a reflexão crítica sobre a atuação profissional e sua apropriação no campo das políticas públicas.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A intenção é evidenciar a complexidade conceitual e subjetiva presente na atuação profissional em Redes de Atendimento Social, o que talvez constitua sua relevância no processo de desenvolvimento das Políticas Sociais e nas intervenções do Serviço Social.

O grande desafio à profissão no que tange aos princípios de integralidade, totalidade nos atendimentos sociais, pois evidentemente é na articulação da rede que se possibilita à macro/micro leitura da realidade social da população neste país. Informação esta que magnetiza forças antagônicas, cujo embate é o agente propiciador de superação da desigualdade e do surgimento de uma nova sociedade.

Diante de tudo isso exposto cabe me responder algumas perguntas; Percebo que uma das formas que contribuem para viabilização de uma nova sociedade é atuação interdisciplinar. Assim como o assistente social contribui para a construção das novas relações sociais? Quais instrumentos utilizados para o trabalho do assistente social na contemporaneidade?  Qual a dimensão profissional do assistente social? Qual a posição do assistente social na sociedade? Como o profissional de assistência social se ver posicionado na sociedade?  E assim nosso tema é Percepções e análises sobre a instrumentalidade e do profissional do serviço social: a visão da profissão pelo próprio profissional.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma os sujeitos profissionais percebem e articulam as dimensões da instrumentalidade do Serviço Social nas respostas às demandas sociais e analisar a profissão de assistente social pelo próprio profissional.

3.2 Objetivos Específicos

Nesse sentido o presente artigo tem como objetivos específicos:

  1. Investigar de que forma os sujeitos profissionais respondem às demandas que constroem a profissão historicamente a partir das dimensões da instrumentalidade do Serviço Social na sociedade contemporânea.
  2. Visualizar como as profissionais abordam a totalidade dos fenômenos sociais em suas intervenções cotidianas,
  3. Levantar quais instrumentos e técnicas é usado pelos assistentes sociais.
  4. Analisar a visão do profissional sobre a profissão.

4. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem como justificativa contribuir à reflexão sobre o exercício profissional do assistente social, frente às novas conjunturas sócio-econômicas da população brasileira; as exigências postas pela complexidade do trabalho coletivo; a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar e as implicações deste no processo de democratização e universalização das políticas públicas no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com