TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

SERGIANE MARIA DA SILVA

[pic 5]

Carpina                                                                                                                                2014[pic 6]

SERGIANE MARIA DA SILVA

Trabalho a ser apresentado ao Curso de Serviço Social 6º Semestre da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Oficina de formação: projeto de intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estágio Curricular Obrigatorio dos Profª Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.

Carpina

2014

SUMARIO[pic 7]

1.INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2.DESENVOLVIMENTO........................................................................................05

2.1 DIAGNOSTICO SOCIAL DO MUNICIPIO DE NATUBA – PB.........................05

2.2 POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTES, A PARTIR DA COONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.......................................06

2.3 DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ..07

2.4 A IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE NOS MUNICIPIOS.....................................................................08

3. CONCLUSÃO.....................................................................................................12

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................13


1.INTRODUÇÃO

A partir de indicadores sociais divulgados pelo IBGE para o ano de 2010, formulamos uma análise sobre a construção da política publica a partir dos indicadores sociais.

Os indicadores sociais são ferramentas utilizadas como diagnostico para medir os problemas sociais, servindo como instrumento de intervenção para o serviço social frente às políticas sociais públicas.

A realidade social será analisada por meio de indicadores como , saúde, renda, trabalho e mobilidade social, por exemplo, através destas informações poderemos relacionar a realidade como contexto de atuação e intervenção.

 Foi feita a analise do município de Natuba, que serviu de base para a análise de indicadores sociais, onde indicamos qual o seu IDH e as características gerais do local, como população, aspectos geográficos, renda, atividade econômica, responsabilidade social e educação.

O objetivo deste estudo foi buscar analisar estes Indicadores em nosso contexto social, possibilitando observar as condições e bem-estar da população pelo governo e pela sociedade civil durante um determinado período de tempo, sendo assim, estaremos analisando a importância dos indicadores sociais para construção das politicas sociais, com enfoque na politica de proteção a criança e adolescente frente aos indicadores sociais.

        

2.DESENVOLVIMENTO        

2.1 DIAGNOSTICO SOCIAL DO MUNICIPIO DE NATUBA – PB.

Conforme dados do último Censo Demográfico,no município de Natuba ,em agosto de 2010, a população total era de 10.566 residentes .dos quais 3.517 se encontram em situação de extrema pobreza ,ou seja com renda domiciliar per capita abaixo de RS 70,00. 33 ,3 % da população municipal  vivia nessa situação. .Do total de extremamente pobres, 2.544 (72,3%)viviam no meio rural e 973 (27,7%) no meio urbano.

O segmento etário  de 0 a 14 anos registrou crescimento negativo entre 2000  e 2010 ,com media de -2,4% ao ano .Crianças e jovens detinham 37,1% em media ao ano .Em 2000,este grupo representava 11,5% da população ,já em 2010 detinha 12,7% do total da população municipal.

A estrutura demográfica apresentou mudanças no município. Entre

2000 e 2010 foi verificada ampliação da população idosa que cresceu 1,1% em media ao ano. Em 2010 detinha 12,7% do total da população municipal com 1.342 idosos .

Segundo o IBGE , o produto interno bruto (PIB) do município cresceu 59,0% passando de RS 28,7% milhões para 45,6% milhões.

Natuba tem um clima tropical com estação seca e tem 343 metros de altitude. Seu indice de Desenvolvimento Humano -IDH e baixo com 0,541 .

        População residente no municipio por faixa etária em 2010:

0 a 14 anos 3.072

15 a 29 anos 1.343

40 a 59 anos 1.876

60 anos ou mais 1.345

De acordo com os registros de março de 2013 do Cadastro Único e com a folha de pagamento do programa Bolsa Família,o município conta com 2.058 famílias registradas no Cadastro Único e 1.480 famílias são beneficiarias do prog. Bolsa Família.

INPLANTAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTES.

A  Constituição é o princípio  melhor interesse da criança ter a prioridade absoluta e imediata da infância e da juventude, de maneira a elas conferir uma consideração especial, com a salvaguarda universal de seus direitos fundamentais.  

 o legislador fixou como critério interpretativo do Estatuto da Criança e do Adolescente e a tutela incondicionada da formação da personalidade do menor, em consonância com a vontade dos pais.

Os pais e educadores são submetidos a um controle ostensivo, de forma a reprimir atos ilícitos e Abuso de direito, sem prejuízo do comportamento comissivo, para promover o bem do menor.

Não há que se falar em tutela incondicionada do menor. A vontade dos pais deve estar em consonância com os princípios constitucionais protetivos dos direitos da criança e adolescente, bem como com as previsões do ECA .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com