TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1][pic 2]

 

 

 

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

 

         DAIANE

          

          

 

          

          

          

          

          

          

 

          

          

          

 

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO BRASIL           ENTRE 1960 A 1980

          

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LOANDA

2015

 

DAIANE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          

             DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO BRASIL           ENTRE 1960 A 1980

   

  

          

 

 

 

 

 

 

 Trabalho de produção textual individual apresentado à  Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como  requisito parcial para a obtenção disciplina de estatísticas e indicadores sociais;de média semestral na economia  politica; psicologia social; fundamentos históricos          teóricos do serviço social ll.    

          

          Prof.Clarice da Luz Kernkamp; Sérgio de Goes Barboza;

                                                                                 Fernanda Mendes Caleiro; Danillo Ferreira de Brito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loanda         

1  INTRODUÇÃO        

2  DESENVOLVIMENTO        

3  CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


2015

SUMÁRIO

3

  1. INTRODUÇÃO

                       O trabalho abordara o desenvolvimento histórico do brasil entre os anos de 1960 a 1980 com ênfase nos desdobramentos das politicas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão. Essas transformações se realizaram de forma dependente do capital internacional e combinaram rupturas e continuidades. Portanto, compreender tais transformações é compreender a crise capitalista, suas manifestações e mudanças, não apenas na esfera da economia e da política, mas também, a sua repercussão no campo do conhecimento, das ideias e dos valores. Todas essas mudanças induzem a um imperialismo cultural articulado através dos meios de comunicação e da publicidade, onde apontam para o consumismo e para o individualismo. De acordo com o texto

“Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil”, de autoria de Potyara Amazoneida, “Em meados da década de 1960 a 1980 o assunto político brasileiro anunciava um período de grandes modificações sociais. Nos mais diferentes campos da vida nacional surgiam movimentos sociais de intensidade abarcante. Das alianças camponesas, no meio rural nordestino, ao movimento pelas reformas de base no centro-sul desenvolvido, as reivindicações populares do período produziam permanente mobilização no interior da sociedade, dotando de grande expressão as bandeiras de lutas sociais das classes trabalhadoras.    

 

                     

 

 

 

 

4

  1. DESENVOLVIMENTO

BRASIL DE 1960 A 1980

            Como vimos, o contexto político populista podia oferecer respostas apenas parciais aos movimentos de reivindicação popular”. Desse modo, foi levada a termo uma significativa reformulação dos mecanismos de gestão e de controle das políticas sociais que, por força do contexto político daquele momento, redundaria de imediato na exclusão da participação popular em qualquer forma de controle sobre as políticas desenvolvidas. Movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos encontravam-se alijados do processo de discussão e avaliação das políticas, reforçando-se ainda mais o caráter tecnocrático de sua gestão. O século XXI nos leva a ,pensar as concepções e os rumos do desenvolvimento econômico e social em âmbito nacional. É uma exigência e, ao mesmo tempo, um desafio analisar as condições socioeconômicas das décadas de 60 a 80.  

       Principalmente por se tratar de um período que acarretou

transformações categóricas na área social, econômica, política e cultural. Em meio a tantas mudanças, impera no país uma cultura fortemente autoritária e centralizadora de bens, a qual vai acompanhar o pensar, o construir e a implementação das políticas sociais. É, assim, nestas condições sociais, políticas e econômicas que o caminho do direito, o qual deve estar posto nas políticas sociais, vai sendo estabelecido expressando o campo de lutas que o usuário enfrenta em seu dia-a-dia para consolidar um dos mecanismos estratégicos centrais da política social, e de difícil execução, que é a distribuição das riquezas produzidas coletivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (87.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com