TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 15
  1. Explique qual a influência do Iluminismo nos processos de transformações do século XVIII. Quais foram dentre outros, os principais pensadores do Iluminismo? Destaque algumas idéias divulgadas pelo Iluminismo.

        O Iluminismo influenciou diretamente as transformações no século XVIII. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, prega maior liberdade econômica e política. Os Iluministas insistiam numa explicação da realidade baseada no modelo das ciências da natureza, estudaram as instituições da época para provarem que elas eram irracionais e injustas e constituíam um obstáculo para a liberdade do homem. Eles posicionavam de forma revolucionária, atacavam os fundamentos da sociedade feudal. Foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Pensadores do Iluminismo: John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Quesnay, Adam Smith  Diderot e D'Alembert.

        Os intelectuais que participaram desse movimento acreditavam que sua época precisava ser iluminada pela luz da razão, ou seja, a natureza e a sociedade deveriam ser compreendidas por meio da racionalidade.

        As ideias iluministas tiveram grande repercussão e influenciaram movimentos sociais por todo o mundo, como também contribuíram para a consolidação dos valores da burguesia, classe social ascendente ao poder econômico e politico do século XVIII.

             Durante o século XVII uma nova forma de pensar havia começado a se difundir, delineando uma visão de mundo que dava grande valor a ciência e a razão. Criticando a mentalidade da época dominada pelo obscurantismo religioso, alguns pensadores iniciaram uma verdadeira revolução, fundamentado as bases teóricas do Iluminismo.

  1. Contextualize o processo da Revolução Industrial, destacando seus principais acontecimentos que deram origem ao surgimento da Sociologia.

        Podemos entender a Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, uma nova área de do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge, a constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais. O surgimento ocorre num contexto histórico específico, com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

        No século XVIII a Sociologia surge com as transformações ocorridas na história do pensamento ocidental, por causa das mudanças econômicas, políticas e culturais que se aceleraram a partir dessa época, trazendo problemas inéditos para a sociedade que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu, como as revoluções industrial e francesa. Ou seja, a Revolução industrial significou muito mais do que introdução de máquinas, ela representou o triunfo da sociedade capitalista, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos. Os avanços dessa nova sociedade representavam a desintegração de costumes e instituições existentes, e a introdução de novas formas de organizar a vida social.

        A utilização das máquinas não só mudou o estilo da sociedade rural, pequenos artesões, como produziu novas realidades para os homens dessa época. Como contribuiu para a formação de uma nova sociedade que se industrializava e urbanizava, reordenando a sociedade rural acabando com a servidão e o desmantelamento da família patriarcal, como também, uma maciça emigração do campo para as cidades.  A Revolução Industrial mudou a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural, trabalhando apenas para sobreviver da terra. As crises econômicas e as lutas de classes, a contestação da ordem capitalista, levada a cabo pela classe trabalhadora, passa a ser reprimida com violência.

        O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada e as consequências da rápida industrialização não foram as melhores possíveis, já que aumentos na criminalidade, alcoolismo, violência, prostituição e surtos de epidemias de tifo e cólera foram rapidamente constatados. Com todo esse contexto os pensadores da época estavam imbuídos da crença de que para introduzir uma “higiene” na sociedade e reorganizá-la era preciso fundar uma nova ciência. Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem, repensar o problema de ordem social, valorizar determinadas instituições e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e instituições.

         

  1. Contextualize o processo da Revolução Francesa, destacando seus principais acontecimentos que permitiram o surgimento da Sociologia.

        A revolução aboliu radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados ao mesmo tempo promoveram profundas inovações na economia, na política na vida cultural, ouve a promulgação de legislação que limitava os poderes patriarcais das famílias, forçava uma divisão igualitária da propriedade, a revolução também desferiu seus golpes contra a igreja, confiscando suas propriedades, suprindo os votos monásticos e transferindo para o estado as funções da educação, tradicionalmente controladas pela igreja. A revolução mexeu com as estruturas da sociedade. Os intelectuais da época concentraram suas reflexões sobre a natureza e as consequências da revolução, que no geral possuíam certo rancor pela revolução como “seus falsos dogmas” como o ideal de igualdade         e liberdade e a importância do individuo. Eles focaram suas soluções para estabelecer a ordem e a paz, um estado de equilíbrio na nova sociedade e conhecendo as leis que regem os fatos sociais instituir uma ciência da sociedade. Era o positivismo surgindo e, com ele, a instituição da ciência da sociedade. Tal movimento revalorizou certas instituições que a revolução francesa tentou destruir e criou uma "física social", criada por Comte, "pai da sociologia". Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, se esforçando para emancipá-la como disciplina científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com