TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA CONHECIMENTO EMPÍRICO E SENSO COMUM

Dissertações: SOCIOLOGIA CONHECIMENTO EMPÍRICO E SENSO COMUM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 4

Nos dias atuais existem muitas premissas na pratica empresarial que são fortemente arraigadas no conhecimento empírico ou senso comum, um exemplo é: empresas existem para alcançar os objetivos financeiros de seus donos, estruturas de empresas devem ser verticais, com organogramas que separam as pessoas mais importantes das pessoas menos importantes, pessoas são recursos humanos, que devem ser geridos;

O sistema desmotiva, e a única maneira que é vista pra motivas os empregados e na base do “suborno”, com o aumento de salários, gratificações, bônus e premiações. Pena esse motivador durar tão pouco, aumento nunca é o suficiente, as pessoas estão sempre buscando mais no seu ambiente de trabalho e a rotatividade é cada vez maior.

E um bom motivo para que fosse desenvolvido de forma eficiente e prazerosa esse serviço dentro de uma empresa de negócios seria transmitir aos trabalhadores a importância de não só cumprir metas, mas de por em prática a ideia de servir as pessoas ou a humanidade sem nada em troca, onde ninguém é melhor que ninguém, as pessoas tem que ser levada em conta, com suas emoções e experiências altamente relevantes a uma organização.

Nas empresas também é observado um conhecimento artístico, através das relações humanas, relações com os clientes, colega de trabalho, patrão e todo o tipo de relações interpessoais em geral. Deve ser trabalhado diariamente esse tipo de conhecimento já que é necessário: sensibilidade, flexibilidade, percepções que possam ajudar nas relações e conflitos do trabalho.

As empresas atualmente devem se manter como o estado, laico, em que não se direciona a nenhuma religião ou conhecimento religioso, mas sim a favor do respeito pleno e idêntico a todos. Para manter a laicidade dentro da empresa não é fácil, tem que conviver com difícil dilema: não se referir institucionalmente ao assunto religião dentro das empresas ou estimular, promover ou permitir manifestações religiosas, porém, sem excluir qualquer forma de pensamento místico-religioso.

É necessário o respeito à diversidade e para que passe pelo tratamento adequado da religião nas empresas, mas em contrapartida é mais útil que prestigiar os funcionários que demonstrem nobres valores pregados pela maioria das crenças, aos verdadeiros que praticam a transparência e a justiça de procedimentos com colegas, chefes, clientes e fornecedores.

O momento em que uma empresa busca através da Filosofia ou conhecimento filosófico é muito importante para o desenvolvimento dessa empresa, que tem que estar pela procura direta de novos conhecimentos, ter uma visão de tudo que os cerca e também dentro de cada pessoa daquele ambiente de trabalho até chegarem a respostas, argumentos, criticas construtivas que venha a alavancar a empresa através de seu interesse. As mudanças no mundo empresarial são constantes e nunca é tarde pra seguir um caminho melhor, um rumo certo e vantajoso para empresa.

A Filosofia é necessária no ambiente empresarial, porque através dela refletimos, analisamos, questionamos e criticamos as nossas ações, as nossas atividades e as atividades da empresa e os nossos objetivos, os valores e a ética empresarial e, desta forma, aumentamos nosso conhecimento e passamos a ter certeza e responsabilidade sobre nossas ações.

Outro conhecimento interessante é o cientifico, onde se aprende a cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com