TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Científico e Senso Comum

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade de São Paulo

Instituto de Química

Introdução ao Ensino da Química

 QFL4600

Trabalho Individual I

Aluna: Willian Garcia Moreira

Número USP: 7575999

São Paulo

13/10/2011

Questão 1.

        No texto “A Pesquisa Científica”, pode-se ler na página 70 a respeito das qualidades de uma boa hipótese:

        “Uma hipótese não deve apenas ser passível de teste. As hipóteses devem também ser compatíveis com pelo menos parte do conhecimento científico [...], uma hipótese eu não tenha qualquer relação com estes conhecimentos dificilmente poderá ser testada.”

        “A hipótese pode ser compreendida agora como uma relação hipotética entre duas cariáveis: ‘se aquecermos um fio metálico, ele aumentará de comprimento’, ‘filhos de pais obesos têm tendência a serem obesos’. Em termos gerais, podemos dizer que as hipóteses são relações do tipo ‘se A, então B’, isto é, se ocorrem certos fenômenos do tipo A, então ocorrerão fenômenos do tipo B. A hipótese pode ser testada: se o fenômeno B não ocorrer (e se o experimento tiver sido adequadamente realizado, isto é, se não forem levantadas nenhuma objeção concreta às condições experimentais), então podemos dizer que a hipótese foi refutada (até prova em contrário).

Com base nestas afirmações, nas idéias apresentadas o texto a respeito de problemas, hipóteses e teste de hipótese e no exemplo histórico abordado no texto “Os germes da discórdia: Louis Pasteur e as origens da vida”, elabore uma dissertação que aborde as relações entre hipóteses científicas, experimentos, conhecimentos científicos prévios (ou pressupostos teóricos) no processo de fazer ciência, ou seja, na pesquisa científica. Use o exemplo abordado no texto sobre Pasteur para justificar ou critica as idéias presentes no texto acima. Tome por base as hipóteses levantadas na época, o papel que os experimentos desempenharam no processo histórico (como cada grupo envolvido os interpretavam) e que fatores definiram a controvérsia apresentada.

O objetivo é que você produza um texto para ser utilizado no ensino de Ciências/Química e que esteja de acordo com as idéias largamente aceitas, pela comunidade científica e de educadores, a respeito da natureza da ciência presentes no anexo 1 (entregue). Ou seja, o texto deve servir para que os alunos discutam algumas (não todas, evidentemente) das afirmações apresentadas nesse anexo.

O conhecimento científico e o senso comum

Sabe-se que atualmente a ciência tem um grande prestígio no mundo, onde as grandes empresas principalmente as grandes multinacionais têm o seu laboratório para desenvolver as suas pesquisas. Somado a esse prestígio há a influência do capitalismo que reconhece a ciência como uma força de produção, um elemento importante da acumulação e ampliação do capital, é isso que forma toda a base da tecnologia avançada do mundo de hoje.

Por isso, a filosofia que não tem um objetivo próprio, ou seja, tudo pode ser objeto da filosofia, não há mais um modo de analisar, perguntas como: O que é? Como é? Por que é? Perderam-se no âmbito filosófico devido a esse busca frenética por acumulo de capital que o ramo da ciência pode oferecer.

Porém nem mesmo essa busca incessante por pesquisas que existem no ramo da ciência altera a antiga visão do cientista, de um homem trancafiado em um laboratório, no geral sem vida própria, onde só há espaço para as pesquisas na vida dessa pessoa. Mas, na verdade o verdadeiro cientista é aquele que tem o conhecimento científico que lhe permite revelar a verdade sobre as coisas e por isso pode falar com autoridade, e assim compete aos demais aceitar e casualmente obedecer aos seus conselhos.

O cientista chega a se tornar um mito na época atual. Todos estão atentos às palavras dos cientistas em todos os campos do saber: ouve-se o psicólogo, ouve-se o pedagogo, ouve-se o físico, ouve-se o químico, etc. Acredita-se que o cientista chega à verdade graças a procedimentos rigorosos que inclui entre outras coisas o método, a observação dos fatos, a experiência, componentes que caracterizam o conhecimento científico. Contudo certas vezes o chamado conhecimento científico acaba por se tornar um senso comum, tal qual acontece com a imagem do cientista citada anteriormente.

Assim sendo para sabermos o que é ciência, e o que é conhecimento científico, precisamos distingui-los desse chamado senso comum. Senso comum são saberes populares sem embasamento, sem um estudo que apresente alguma verdade a respeito de um determinada afirmação, por exemplo, os ditados populares como: "Dize-me com que andas que eu te direi quem és"; ou: "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando", é um chamado saber não-sistematizado, muito diferente do conhecimento cientifico, porque este leva em consideração pesquisas acerca de um assunto, formulação de hipóteses que devem ser testadas, observadas, comprovadas, para que assim, talvez futuramente sejam aceitas perante toda uma comunidade como um verdade.

Questão 2.

No anexo 2 (entregue) é apresentado um texto extraído do primeiro capítulo de um livro de Química para o Ensino Médio que aborda o tema “O Método Científico”. No texto “Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia...” são apresentadas (pág. 37 a 53) as possíveis visões deformadas da ciência e da tecnologia.

Faça uma critica ao anexo 2, discutindo quais são as visões deformadas que o mesmo pode criar e por quê. Justifique com base nas idéias apresentadas no texto.

Ciência e tecnologia hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com