TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO TRABALHO DE PESQUISA

Por:   •  12/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA

CURSO: LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

POLO PROFESSOR PORFIRIO PEREIRA SANTOS - GRAJAÚ-MA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: MARINALVA MACEDO

TUTORES LOCAIS: ANCELMO BARROS

WESLEY SANTOS PEREIRA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TRABALHO DE PESQUISA

Grajaú-MA,

06/2010

WESLEY SANTOS PEREIRA

ATIVIDADE DE PESQUISA

TEORIA DA ESCOLA DUALISTA

Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial na Disciplina de Sociologia da Educação, do Curso de Licenciatura em Informática, do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias do Maranhão-IFMA.

Grajaú-MA,

06/2010[pic 1]

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................................

3

Do giz a era digital..................................................................................................

4

As Instituições de ensino frente à era digital..........................................................

5

O docente frete à era digital....................................................................................

5

Conclusão...............................................................................................................

7

Referências biográficas..........................................................................................

8


[pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO

TEORIA DA ESCOLA DUALISTA

Elaborada por C. Boudelot e R Establet, a tese mostra que a escola está dividida em duas grandes redes: as redes PP (Primária Profissional) e as redes SS (Secundária Superior), as quais correspondem à divisão da sociedade capitalista em duas classes fundamentais: a burguesia e o proletariado.

Nesta teoria, a escola é um instrumento ideológico da burguesia que serve aos seus interesses. O papel da escola, segundo a tese, tem por missão impedir o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionaria deste, porem contribui para a formação da força de trabalho se servirá a burguesia.

Baseado nessa concepção, a escola estaria longe de ser um instrumento de igualdade social, mas sim, um fator de marginalização, uma vez que se constitui em um mecanismo da burguesia para garantir e perpetuar seus interesses.

ENSINO DIFERENCIADO

Como foi visto anteriormente, a teoria da escola dualista divide a escola em duas grandes redes: a redes PP e as redes SS

Redes PP (Primária Profissional) – destinada as filhos dos trabalhadores. Seu conteúdo adquirido no ensino primário sempre são revistas e repetidas. Além disso, os conteúdos culturais são repassados de forma degradada, empobrecidas, vulgarizadas, o que dá a ideologia SS o caráter dominante.

Redes SS (Secundária Superior) – Reservado aos filhos da classe dominante. O conteúdo dessa classe é uma preparação para o ensino superior. Consome a propria cultura da classe e prepara os futuros agentes interpretes dessa ideologia.

Diante do que foi exposto, observa-se que essa divisão influencia no atual sistema de ensino, pois hoje, as escolas encontram-se divididas em escolas publicas e escolas privadas.

Observa-se que as instituições privadas, onde estudam as classes que possui um maior poder aquisitivo, oferece um ensino de qualidade, boa política governamental, nao se comportando com atitudes particulares, pois todos os cidadãos têm o direito de opinar, superando as metodologias de ensino da oposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com