TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA & SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  28/3/2016  •  Exam  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – DACS

SOCIOLOGIA & SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Estudo Dirigido I Unidade

QUESTÕES - RESPOSTAS

1)

A Sociologia é uma Ciência Social que tem por objeto de estudo os fatos sociais, as ações sociais, os fenômenos sociais. Sendo a Sociologia uma ciência, esta dispõe de um método para a realização dos seus estudos, que é o método dedutivo/experimental, baseado em considerações estatísticas que possibilitem uma melhor análise dos fenômenos da sociedade.

Os indivíduos vivendo em sociedade constituem um leque indeterminado de ações diversificadas, sendo que o comportamento coletivo (social) é diferente do comportamento individual. A importância da Sociologia para a sociedade é compreender essas ações sociais dando-lhes possíveis respostas ao porquê dos comportamentos sociais e as suas consequências para a sociedade como um todo. A reflexão da sociedade, cada vez mais moderna, feita pela Sociologia, pode vir a interferir no rumo da sociedade. Determinar estas questões é uma forma contribuir para o desenvolvimento social que é algo que a Sociologia está comprometida.

2)

a)

O surgimento da Sociologia diante do quadro apresentado se dar devido ao interesse de compreender as situações sociais que eram radicalmente novas, desconhecidas até então. Desejava-se entender como a sociedade havia mudado tão repentinamente os seus costumes, comportamentos, em tão pouco tempo. Procurava-se entender e explicar essas mudanças da sociedade e as suas consequências. Daí o surgimento de uma ciência que resolvesse esses problemas.

b)

Em seu surgimento, a Sociologia se propunha a entender e explicar esses fenômenos sociais que surgiam e apontar novos rumos da sociedade em consequência desses fatos.

3)

O texto refere-se ao contexto do século XIX, onde classe operária se sentia oprimida pela classe burguesa. Os tramas sociais são referentes às mudanças provocadas pela ascensão da burguesia industrial, onde a classe operária sofria com a falta dos direitos trabalhistas que lhes eram retidos pela classe burguesa.

4)

As principais mudanças sociais ocorridas são: as pessoas cada vez mais deixaram a zona rural para morar em aglomerados urbanos; sem infraestrutura, a situação de moradia da população tornou-se precária, sem saneamento, o que acarretava em diversas doenças; a organização de trabalho mudou bruscamente com o surgimento das industrias, que concentravam cada vez mais máquinas, terras e ferramentas sob o seu controle, transformando massas humanas em trabalhadores despossuídos; os trabalhadores passaram a ser submetidos a longas jornadas de trabalho fabril, e houve a inserção de mulheres e crianças no trabalho das industrias para ajudar na sobrevivência da família.

5)

A contextualização do texto refere-se aos efeitos da Revolução Industrial do século XVIII que tornaram-se mais evidentes na primeira metade do século XIX. As situações adversas que mais contribuíram foram: a precariedade das condições de vida e trabalho dos operários; longas jornadas de trabalho (de até 14 horas/dia); salários miseráveis indispensáveis à sobrevivência; sem direitos trabalhistas, sem férias, sem folgas, sem direito a indenizações; ambiente de trabalho irregular e inseguro.

6)

Estudar os fenômenos sociais do mesmo modo que são considerados as ciências exatas e naturais, de modo que os resultas das pesquisas desta ciência possa, de certa forma, regular as ações sociais. O caráter reformista atribuído a esta ciência é devido a ideia de trata-la como as outras ciências, como por exemplo a Física, que baseia-se em leis invariáveis, ou seja, era algo não existente na época, tratar algo de caráter social dessa forma, por isso o caráter reformista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com