TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sanções de compulsão social

Artigo: Sanções de compulsão social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “ “Sanções”- estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas.

Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa, prisão, etc.

Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia, humilhação, etc.

Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.

Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Durkheim afirmava que um fato é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Os fatos são comuns aos grupos, portanto coletivos e podem ser representados pelas formas de comunicação, linguagem, formas de habitação, sentimentos, valores éticos, estéticos e morais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com