TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seg Trabalho

Artigos Científicos: Seg Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

2. A antropometria é a ciência de medida do tamanho corporal, isto é, ramo das ciências biológicas que tem como objetivo, o estudo dos aspectos mensuráveis da morfologia humana. Este estudo contribui para a concepção e a adequação de equipamentos, ferramentas, leiautes e outros elementos do posto de trabalho às características físicas do trabalhador.

O Jornal Bom dia Brasil da Rede Globo, do dia 8 de março de 2010, trouxe a tona as reclamações dos passageiros de aviões quanto aos assentos pequenos. A referida reportagem apresenta uma pesquisa da Universidade de São Carlos, que mostra, em detalhes, como os passageiros de aviões sofrem com assentos apertados (3,0 pontos).

Veja a reportagem pelo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pwSF_lW_-xw> , acesso em 18 set. 2014.

A partir da reportagem contida no vídeo acima, responda:

a) Amostra (no. de pessoas avaliadas) utilizada para a pesquisa;

b) Metodologia (período da pesquisa; instrumentos para o levantamento e tratamento de informações; locais da coleta das informações) empregada para realizar a pesquisa;

c) As reclamações mais evidentes feitas pelos passageiros em relação a antropometria.

3. Para a NR 17 (Norma Regulamentado 17), a Ergonomia é uma ciência que estuda a adequação das condições de trabalho às características psicofisiológica dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Sobre esse assunto e com base no conteúdo do material didático, faça uma pesquisa na internet para buscar um artigo que trate de uma situação de trabalho estudada pela ergonomia (por exemplo: ergonomia em unidades de alimentação e nutrição, ergonomia na indústria de calcados e outros). Depois disso elabore um texto de pelo menos 30 linhas, descrevendo as principais contribuições da ergonomia para a situação de trabalho apresentada no artigo. Lembre-se de indicar a fonte pesquisada. (3,0 pontos).

Procure pesquisar nas seguintes fontes, mas lembro de que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes:

- http://www.scielo.br/

- http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

- artigos do ENEGEP (encontro nacional de engenheiros de produção), disponível em http://www.abepro.org.br/indexsub.asp?ss=46

- http://www.acaoergonomica.ergonomia.ufrj.br/

- http://producaoonline.org.br/rpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com