TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários de Educação a Distância

Por:   •  19/4/2022  •  Resenha  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

1. Quais os objetivos das TIC's na educação a distância?

São adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso, habilitando-os para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho.

2. A partir da leitura do texto cite pelo menos, duas características desta modalidade, considerando a inserção das TIC's no processo de ensino-aprendizagem e comente-as.

Chat, e-mail e avaliação (online).

No chat é possível ter uma forma de comunicação mais interativa e dinâmica, pode-se realizar debates, tirar dúvidas, conversar com outros participantes em tempo real. Já no e-mail é indicado para enviar e receber arquivos anexados às mensagens, esclarecer dúvidas, dar sugestões, etc. A avaliação online, é uma ferramenta em que os alunos devem fazer as provas e contém recursos para que os professores as corrijam, fornece informações a respeito das notas, registro das avaliações feitas, tempo gasto, etc.

3. Considerando o panorama da Educação a Distância no mundo e no Brasil, desenvolva um texto de no máximo, 15 linhas, destacando qual é a relação entre o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) e o avanço da modalidade a distância. Anexe esse texto no fórum.(em .doc ou .pdf)

O uso de recursos multimidias na educação podem ser considerada uma revolução, pois ela dá maior capacidade para encontrar informações que eles necessitam, mais facilmente, rapidamente e de qualquer lugar. Sendo um ótimo complemento aos métodos de ensino, permitindo uma maior interatividade, feedback, acesso instantâneo aos materiais, à possibilidade de repetir quantas vezes for necessário.

Foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos cenários. Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma rede variada. Criações como e-mail, chat, fórum, comunidades virtuais, webcam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos.

Através das TICS profissionais distantes geograficamente conseguem trabalhar em equipe, democratizando a comunicação e a informação, possibilitando a comunicação instantânea entre pessoas. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos conseguem se relacionar, trocando informações e experiencias. Professores e tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos, debates, fóruns, e diversas formas de tornar a aprendizagem significativa.

Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

4. Comente sobre a web e o ensino a distância.

Hoje, a Internet se tornou uma ferramenta além da comunicação online. É um ramo de diversas áreas, como a educação, mantém o diálogo mais próximo com os alunos por meio do portal e oferece cursos à distância (EaD). O uso da Internet é um meio de concretizar a possibilidade de ensino, permitindo a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, realizando a educação global e estimulando o funcionamento dos processos, conteúdos e procedimentos de processamento da informação.

5. Comente sobre a educação a distância no Brasil.

A praticidade da educação a distância tem permitido que milhões de pessoas se matriculassem facilmente de forma integrada e com um objetivo comum. Com a chegada da tecnologia da informação, é possível explorar a educação em locais onde ocorria à dificuldade de acesso a uma especialização. E com o uso de diversas tecnologias tem levado à rápida popularização da educação a distância (EAD), que é, um foco de explosão de informações no mundo globalizado.

Vejam acima que são 07 (sete) as questões a serem respondidas num momento inicial. Através de cada um dos comentários voltados a tais perguntas e posteriormente no desenvolvimento do debate relacionem os seguintes objetivos pretendidos para esta aula:

1. Definir o que são tecnologias da informação e comunicação.

Pode ser definida como um conjunto de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com