TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senai E Serviço Social

Monografias: Senai E Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  2.244 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil estava em desenvolvimento industrial, mais por falta de mão de obra entra em crise. O empresariado cria então uma comissão que através de um decreto Lei Federal nº 4.048/42 – a criação do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial);

Foi um grande empreendimento de qualificação da força de trabalho, principalmente para os jovens.

O Serviço Social atuava rapidamente, pois era uma das primeiras grandes instituições a ser criada.

O SENAI está entre as maiores instituições a teorizar o Serviço Social em seu esquema de atuação e o SENAI teve seus recursos próprios.

A rápida implantação de serviços sociais junto às atividades da força de trabalho juvenil é necessária por diversos motivos, as “necessidades vitais dos menores”, ou seja, o operário se alimenta muito pouco e mal, o asseio corporal dos alunos, não encontram o repouso indispensável nas horas em que estão de folga, os acidentes de trabalho. Para tentar resolver esses e outros problemas, o Serviço Social é implantado nas escolas mantidas pela instituição. Surgira assim o Senai como principal instrumento de atuação coletiva do empresariado.

O adiantamento realizado pelo empresário, treinamento em serviço, é visto especialmente através da ótica de seus rendimentos futuros, em que a força de trabalho deve passar a reproduzir seu valor.

A implantação do Senai foi um elemento essencial para atender as mudanças geradas pelo aprofundamento do capitalismo no Brasil.

O Senai foi fundado em 1942 quando o país atravessava uma fase crítica no seu desenvolvimento.

Em plena época da segunda guerra mundial houve no Brasil um surto de industrialização, porém, havia pouca mão de obra especializada e as escolas existentes não atendiam as necessidades da indústria. O Senai foi criado para atender a esse ponto fraco da economia nacional.

A ideia do empresariado em parceria com o estado era unicamente adequar a força do trabalho para suprir as necessidades da indústria sem provocar grandes mudanças no sistema.

Essa nova força de trabalho gerou a parcela superior do proletariado com personalidade básica capitalista, que se caracterizava não só pelo domínio das práticas mecânicas e tecnológicos, mais também pela formação humana que abrangia conceitos morais e cívicos da juventude operária em formação.

Estado foi responsável pela educação elementar para a população, no sentido de fornecer as necessidades a curto e médio prazo. Mas devido à escassez nos recursos orçamentários o Estado atuará como agência de pressão sobre o empresariado industrial, para que este assuma com recursos próprios os encargos no processo de adensamento tecnológico da Força de Trabalho Coletiva.

O SENAI surgira como principal instrumento de atuação coletiva do empresariado.

A rápida implantação de Serviços Sociais junto às atividades da Força de Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com