TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Difarente E Normal

Dissertações: Ser Difarente E Normal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar a realidade do nosso pais, o quanto ele é diverso e desigual, na distribuição de renda e nas questões sociais do dia a dia.

A sociedade vem passando por processos de transformações ao longo do tempo, porém há questões que as pessoas vem agindo de maneira preconceituosa ,o que causa grande desigualdade social e exclusão social. Na nossa sociedade o preconceito e a exclusão social dos negros já duram séculos, devido a escravidão e a inferiorização racial, onde os afrodescendentes são considerados inferiores e não tem oportunidades de emprego digno e escola. A desigualdade e a grande causa de violência entre jovens, afirma pesquisa feita por IPEA(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O Brasil é o segundo pais mais negro e as pessoa são bastante preconceituosa, apesar declararem não ser,isso e coisa de quem não entende a historia do nosso pais e a importância que os africanos tiveram par formação cultural da nossa sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

Na nossa sociedade a violência incide em maior proporção sobre os negros, em consequências das raízes históricas da colonização e exploração pós-abolição. Embora mais de século já se passou desde a abolição da escravatura no Brasil, pouco se mudou em relação a situação dos negros na sociedade, ainda hoje os afrodescendentes lutam para se libertar do racismo e da discriminação que muitas vezes aparecem de forma camuflada. Mesmo que as autoridades e os brasileiros negam a existência do preconceito racial, todos sabem que existe e ele esta de forma clara e camuflada na estrutura da sociedade, pode se notar no mercado de trabalho, quando uma pessoa branca ganha mais do que uma negra exercendo o mesmo serviço e nas universidades onde a presença dos brancos ainda esta em destaque.

Os negros estão mais sujeitos ao desemprego e quando estão trabalhando lhes são reservados postos de trabalho de menor qualidade e são exigidos mais força. Apesar da luta contra o racismo, isso ainda esta longe de ter fim, os negros tiveram grandes vitorias recentemente, como a reforma constitucional de 1988, quando o racismo foi incluído como crime. Na constituição fala que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a garantia do direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança, considerando a pratica do racismo um crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena.

Como por exemplo: injuriar alguém, ofendendo lhe a dignidade, a pena varia entre de um a seis meses de prisão ou multa. Se a injuria consiste na utilização de elementos referentes a raça,cor,etnia,religião,ou origem, a pena varia de um a três anos e multa.

O racismo esta em vários setores da sociedade, na rua, no mercado de trabalho, na família, no mundo virtual e na escola, lugares onde o cidadão tem o direito de ir e vir e muitas vezes são recebidos com palavras desagradáveis e isso é inaceitável. A família que e a base de uma criança, para que ela cresça com valores éticos e morais respeitando ao próximo, quando ela presencia o racismo na sua família ,certamente ela vai ter uma ideia que as pessoas são inferiores e superiores, a família tem que exercer um papel importante na vida de criança, para que ela cresça tendo em mente que somos todos iguais, para que ela não pense que ela melhor ou pior que a outra pessoa, o incentivo ao relacionamento com pessoas de outras etnias, religiões e classes sociais e muito importantes e falar a importância que cada etnia tem para a formação nossa e de nossa sociedade.

A escola e o segundo lugar a dar valor a formação das crianças, com base no respeito e na igualdade ressaltando o valor dos costumes e da cultura de cada região e importância que as diferentes raças teve para sua formação, os livros didáticos mostra totalmente o contrario, mostrando os negros como coitados, incapazes, passando o preconceito para as crianças. Na escola a criança sempre quer se destacar, porém as negras são rejeitadas nas brincadeiras e ficam retraídas, com receio de serem ofendidas, a criança prefere ficar afastada para evitar conflitos e xingamentos, assim torna-se uma criança isolada afetando o aprendizado e podendo virá problemas mais sérios. Estes fatos levam as crianças e adolescentes abandonarem a escola e acaba complicando mais a sua vida, pois não vão ter oportunidades de emprego e nem entrar em uma universidade, a vida profissional e a escolaridade dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com