TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Exames: RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  10.704 Visualizações

Página 1 de 15

1 – Introdução

Antes de sairmos a campo nos propomos a compreender primeiramente o objetivo proposto para a educação no ensino médio. E detectamos que o novo ensino médio proposto pelo MEC, através da LDB, sugere um currículo voltado para desenvolvimento de competências, no qual a interdisciplinaridade e a contextualização permeiem a prática pedagógica. Educar para a vida, preparar para o mundo do trabalho, superar o “rótulo” de “ante sala” da universidade: este é o papel assumido pelo ensino médio.

Precisávamos de nos inteirar sobre a definição da proposta do ensino médio para então começarmos a reflexão de como seria realizado esse estágio, logo, percebemos que o estágio seria uma análise das políticas educacionais da instituição observada, sua organização, histórica, legal e curricular, aspectos teóricos metodológicos no planejamento de aula e da docência do ensino bem como a contribuição e participação de todos os agentes imbuídos na perspectiva do bom funcionamento escolar. Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre professores e agentes escolares resultando em forma de comprometimento do processo ensino-aprendizagem.

A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem em frações de segundos, ocasionando certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino.

Dessa forma, faz-se necessário a busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo de ensino-aprendizagem com seu aluno sem com isso ser colocado como mero expectador dos avanços estruturais de enfoque motivador desse processo.

Diante do exposto procuramos refletir,através da elaboração deste, na observação do corpo escolar, nas relações, na intersecção entre a teoria e a prática educativa, bem como a realidade dos sistemas de ensino e as atividades docentes. Logo, desenvolve-se um relatório com o resultado das pesquisas concluídas como: concepção pedagógica da escola, entrevista ao corpo escolar (professor, aluno, pedagogo) bem como a análise da proposta curricular.

2- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

CIEM – Colégio Integrado de Educação Moderna Escola, com regime jurídico particular, está situado em um bairro nobre da capital. A comunidade escolar pertence à classe média alta, do próprio bairro e adjacências.

Com o slogan: “Um jeito Coração de Ensinar”, O CIEM foi inaugurado dia em 02/02/1987, compreendendo uma área total de 3.259,62, onde possui dois pavilhões com área verde, piscinas, quadra coberta, salão de festa, videoteca, biblioteca, refeitório, auditório, cozinha, cantina, e demais dependências administrativas.

As 14 salas de aulas existentes são amplas e arejadas. As salas de aulas possuem a seguinte medida: 63 m2.

Há em toda a escola acesso à crianças portadoras de necessidades especiais.

A comunidade escolar pertence à classe média alta, do próprio bairro e adjacências.

2.1. LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A instituição está localizada em um Bairro Residencial:

Rua J 6 nº 199 Setor Jaó – Goiânia – Goiás

2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Divididos em dois turnos:

Matutino: das 7:30 às 12:00 e Vespertino: 13:00 ás 17:30

2.3. NÍVEIS DE ATENDIMENTO

A Escola atende a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Educação Infantil: Nível III ( crianças na faixa etária de 5 anos)

Há uma média de 15 crianças em sala de aula.

Ensino Fundamental: Composto de 9 anos, engloba crianças na faixa etária de 6

á 14 anos, do 1º ao 9º ano, com uma média de 25 alunos por turma.

Ensino Médio: Do 1º ao 3º ano é etapa final da Educação Básica, faixa etária dos 14 aos 17 anos, média de alunos: 15 por turma.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Observamos que na instituição pesquisada a concepção de EDUCAÇÃO ocupa-se em educar com sentimento, amor ’’... Um jeito coração de ensinar... ’’preparar para a vida, possibilitar a formação de indivíduos com uma nova mentalidade, que conduzam à superação dos dilemas sociais e à construção de uma nova forma de gerenciar os recursos naturais e históricos da humanidade, uma forma mais adequada socialmente, menos predatória, e mais solidária nas relações entre os indivíduos e com o planeta.

Dessa forma a educação busca as suas fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social. No exercício da função social da escola, cabe a construção de um projeto político-pedagógico, expresso no desenvolvimento de um currículo que ajude a compreender a complexidade dos fenômenos da realidade, articulando-os ao todo social de que faz parte. É função também da escola, apresentar ao aluno, com os instrumentos de cada disciplina, as possibilidades de leitura das dimensões do todo, integrando-as interdisciplinarmente, para uma visão de complexidade da realidade. Um professor reflexivo trabalha com e sobre o pensar da e na prática pedagógica, em processo repensado e reconstruído. A concepção de ensino de nossos professores embasa nas possibilidades de educar para um novo modo de pensar, de construir e de acessar conhecimento numa sociedade tecnológica e metamórfica.

Importa que o gestor do processo educativo (que pode ser a escola, o professor, a sociedade...), oportunize o preenchimento do vazio existente nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com