TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Socila

Dissertações: Servico Socila. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Com o aumento da competitividade a administração financeira, assim como a empresa, tem passado por muitas mudanças, principalmente quanto a sua função. O foco da administração financeira, na atualidade, deve ser o processo decisório e as ações que afetam este processo, e seu objetivo deve ser a valorização do negócio da empresa (SANVICENTE, 1987). A gestão financeira são ações e procedimentos administrativos que visão o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do patrimônio. É muito comum que as empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa, análise e o planejamento para aperfeiçoar resultados.

Tracy (2000) diz que para sobreviver, uma organização deve gerar caixa suficiente para custear suas operações, ter ferramentas para manter a sua saúde financeira e ser lucrativa. Contudo, antes de se apurar o lucro, é necessário o capital para o custeio das operações e para definir onde o mesmo será aplicado, além disso, é necessário também acompanhar diariamente o fluxo financeiro da empresa (ROSS, WESTERFILD, JORDAN, 1998).

A administração financeira está relacionada com a maneira pela qual uma organização obtém, direciona e controla os seus recursos financeiros, alcançando os objetivos e metas organizacionais. (ZDANOWICZ, 2004).

A importância do gestor da administração financeira fica evidente, pois é ele quem toma as decisões e promove o controle das finanças, mas não deve ser responsabilizado pelo sucesso ou fracasso da organização, pois ele não a administra sozinho.

De acordo com Tracy (2000, p.19), os objetivos organizacionais “[...] dependem do bom desempenho de todas as funções gerenciais.” Zdanowicz (2004) acrescenta ainda que a administração geral da empresa, através de suas políticas, influencia decisivamente na forma como a organização cuida de suas finanças. O principal papel do administrador financeiro é cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de planejamento dos recursos financeiros. De acordo com Groppelli e Nikbakht (1999, p.21), “fluxo de caixa é uma medida de liquidez da empresa que consiste no lucro líquido mais despesas não desembolsáveis (tais como despesas de depreciação).”

A função da administração financeira é criar mecanismos de análise e controle, orientando e influenciando nas tomadas de decisões, resultando em um retorno financeiro para a empresa sendo que o objetivo da administração financeira está ligado ao objetivo da empresa: maximização de seu lucro e de seus acionistas. (GITMAN, op. cit., p. 16).

...lucro é a melhor medida do sucesso da administração de uma entidade de negócios em uma economia competitiva (Guerreiro, 1989, p. 194). “fluxo de caixa é uma medida de liquidez da empresa que consiste no lucro líquido mais despesas não desembolsáveis (tais como despesas de depreciação).” corretagem de ações muitas vezes têm um grande número de sócios. A maioria das sociedades é estabelecida através de um documento conhecido como contrato social. Em uma sociedade em geral (ou regular), todos os sócios tem responsabilidade ilimitada e cada sócio é legalmente responsável por todas as dívidas da sociedade.

Sociedades Anônimas – É uma entidade de negócios intangível criada por lei. Muitas vezes chamada de “pessoa jurídica”, a sociedade anônima tem o poder de um indivíduo no sentido de que ela pode processar e ser processada legalmente, fazer e ser parte de contratos, assim como adquirir propriedade em seu próprio nome. Apesar de apenas 15% de todos os negócios serem sociedades anônimas, essas são responsáveis por quase 90% das receitas de negócios e 80% dos lucros líquidos. Apesar de as sociedades anônimas estarem envolvidas em todos os tipos de negócios, as empresas industriais são responsáveis pela maior parte das receitas e dos lucros líquidos dos negócios de sociedades anônimas.

A função da administração financeira é criar mecanismos de análise e controle, orientando e influenciando nas tomadas de decisões, resultando em um retorno financeiro para a empresa sendo que o objetivo da administração financeira está ligado ao objetivo da empresa: maximização de seu lucro e de seus acionistas. (GITMAN, op. cit., p. 16).

...lucro é a melhor medida do sucesso da administração de uma entidade de negócios em uma economia competitiva (Guerreiro,

É necessário verificar o aspecto do valor do dinheiro no tempo, para dar uso dos recursos financeiros disponíveis. A administração financeira avalia este aspecto muito bem, discutindo a viabilidade de operações e oportunidades financeiras. A decisão de investimento ou consumo, para Gitman (op. cit.), pode ser feita, inclusive, por meio de conceitos do valor do dinheiro no tempo, de risco e de retorno.

Para determinar o que a empresa deixaria de ganhar no momento, é preciso verifica o custo de oportunidade, onde envolve tempo e dinheiro, podendo ganhar mais no futuro, equacionando assim seus valores disponíveis. A administração financeira orienta as tomadas de decisões, considerando as entradas e saídas de caixa, tanto no presente quanto no futuro. Para analisar oportunidades é necessário avaliar a existência de uma vantagem entre risco e retorno esperado, podendo também as técnicas e cálculos serem utilizados para verificar oportunidades visando o valor do futuro e o valor presente de receitas futuras (SOUZA, 1997).

O valor do dinheiro sofre influência dos juros a ele aplicada, sendo em um investimento que o faça render, o custo de sua captação ou até mesmo o custo de oportunidade, quando o mesmo não é investido. Estamos sujeitos a conviver com a inflação e/ou variação cambial, mas quando estas variáveis não existem, o que ocorre com o valor do dinheiro? Muda da mesma forma. Receber um determinado valor hoje vale mais que receber a mesma quantia daqui um mês ou um ano. (HALFELD, 2008).

Segundo Weston (2000) os juros, são os “aluguéis” pagos pelo uso do dinheiro. Para quem empresta, os juros são uma compensação do capital. E para quem investe, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com