TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviso Social

Artigos Científicos: Serviso Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  229 Visualizações

Dissertações: Trajetória Histórica Brasileira: Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Desenvolvimento Do Serviço Social

O serviço social em sua contemporaneidade vem notoriamente desenvolvendo características visando favorecer cada vez mais a política social brasileira e a potencialidade do assistencialismo social em exercer melhorias cada vez mais eficazes aos problemas sócio existentes.

O desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980 teve como ênfase as políticas sociais e as questões nacionais para a integração e aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão.

Ainda que as propostas dos assistentes sociais junto aos seus idealizadores eram de romper o conservadorismo capitalista, seu maior objetivo era defender os direitos sociais e a democracia, buscando apoio junto à classe de operários que necessitavam encontrar novas formas de enfrentar as inúmeras questões sociais que só cresciam.

Com isso o Novo Estado constitui na versão brasileira baseada no modelo corporativo europeu, diretrizes assumidas pelo governo de Getulio Vargas, que defendia a classe operaria visando garantir o controle social e oprimir movimentos de reivindicações com essa política de massa. Logo que Vargas morreu, observou-se que não surgiu outro líder com o mesmo poder de liderança. Então logo após o mandato de JK, as eleições presidenciais não mais motivaram a população brasileira, ficando a era de Vargas conhecida no Brasil como a maior expressão do populismo entendido como uma ideologia política visando à modernização dos países sem conflitos e sem luta entre as classes sociais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com