TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço

Artigos Científicos: Serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2013  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 6

3. DISCORRA SOBRE AS FUNÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL APONTADAS PELO DOCUMENTO, CONSIDERANDO E EXPLICITANDO OS NÍVEIS TEXTOS BASES: AGUIAR, A.G. DOCUMENTO DE ARAXÁ: SEUS PRESSUPOSTOS. IN: _____ O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: DAS ORIGENS À ARAXÁ. SÃO PAULO/PIRACICABA. CORTEZ/UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA. 1982.

CBCISS. DOCUMENTO DE ARAXÁ. IN_____ TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL. 2 ED. RIO DE JANEIRO. AGIR. 1986

ESTUDO DIRIGIDO

1. APRESENTA AS DISCUSSÕES SOBRE A NATUREZA DA PROFISSÃO CONTIDAS NO DOCUMENTO DE ARAXÁ.

2. DE QUE MANEIRA A TENSÃO ENTRE O MODERN E O TRADICIONAL APAREÇE NO PRIMEIRO CAPITULO DO DOCUMENTO?

3. DISCORRA SOBRE AS FUNÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL APONTADAS PELO DOCUMENTO, CONSIDERANDO E EXPLICITANDO OS NÍVEIS DE MICRO E MACROATUAÇÃO PROFISSIONAL.

4. SISTEMATIZE A SUA COMPREENÇÃO A CERCA DOS POSTULADOS E DOS PRICIPIOS OPERACIONAIS QUE FUNDAMENTAM A METODOLOGIA DE AÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL À ÉPOCA.

5. SINTETIZE AS CONCEPÇÕES DO DOCUMENTO SOBRE OS PROCESSOS DE CASO, GRUPO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADENA METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL.

6. DE ACORDO COM AGUIAR (1984), EM QUE SENTIDO É EMPREGADO O TERMO PARTICIPAÇÃO NAS FUNÇÕES DE POLITICA SOCIAL E PLANEJAMENTO?

7. SEGUNDO AGUIAR (1984) COMO SE ARTICULAM À ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO, OS CONCEITOS DE PROMOÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO?

8. AINDA COM BASE EM AGUIAR (1984), QUAL A VISÃO DE HOMEM ASSUMIDA PELO DOCUMENTO DE ARAXÁ?

DE MICRO E MACROATUAÇÃO PROFISSIONAL.

1- O CONTEXTO DA RENOVAÇAO DO SERVIÇO SOCIAL E A AUTOTRACIA BURGUESA OU DITADURA MILITAR. ENTAO, EXPLIQUE OS PONTOS FUNDAMENTAIS QUE CARACTERIZAM ESSE CONTEXTO.

O lapso histórico que é coberto pela vigência da autocracia burguesa no Brasil demarca também uma quadra extremamente importante e significativa no envolver do serviço social no país. Do estrito ponto de vista profissional, o fenômeno mais característico desta quadra relaciona-se á renovação do serviço social alteram-se muitas demandas praticas a ele colocadas e a sua inserção na estrutura organizacionais institucionais a reprodução da categoria profissional a formação dos seus quadros técnicos vai-se profundamente redimensionada e seus referenciais teóricos culturais e ideológicos sofreram giros sensíveis. Este rearranjo global indica que os movimentos ocorridos neste marco configuram bem mais que o resultante do acumulo que a profissão vinha operando desde antes. A autocracia burguesa. Os três lustros que desmarcaram no Brasil a forma aberta autocracia burguesa (Fernandes 1975), constituído mesmo, no curso d seu desdobramento, um regime político ditatorial terrorista assinalaram, para a totalidade de sociedade brasileira, uma funda inflexão afirmaram uma tendência de desenvolvimento econômico social e político que acabou por modelar um país novo.

2- INDENTIFIQUE AS ‘’ CONDIÇOES NOVAS’’ EMERGENTES NA AUTOCRACIA BURGUESA NO BRASIL E, EM SEGUIDA, APRESENTE COMO INTERFEREM NO SS NOS NIVEIS DE SUA PRATICA E DE SUA FORMAÇAO PROFISSIONAL.

Salientar o vinculo entre a autocracia burguesa e a renovação do serviço social não é mesmo que sugerir que a estratégia e o sentindo da ditatura jogaram , intencional e prioritariamente , na erosão e na deslegitimação das formas profissionais consagradas e vigente a época da emersão e consolidação. Pelo contrario: ate o final da década de sessenta , e entretanto pelos anos setenta inclusive , discurso e na ação governamentais há um claro componente de validação e reforço do que noutro lugar, caracterizamos como serviço social “tradicional” .As relações entre o movimento global do ciclo autocrático burguês e o serviço social não podem ser visualizadas em aspectos que embora indicadores do caráter profundo da ditadura sejam afetivamente adjetivos vale dizer um dos componentes das relações entre a autocracia burguesa e serviço social operou para a manutenção. Sem alterações denota, das modalidades de intervenção representações, a profissão desde inicio dos anos cinquenta se leva em conta a força inércia no bojo da intucionalização profissional é possível agarrar a significância deste componente da postura ditatorial. Ele é um dos vetores que corresponde em grande medida pela continuidade de praticas e representações profissionais que se prolongando nos dias atuais mostram-se inteiramente defasadas em face das requisições sócias profissionais postas pela dinâmica da sociedade brasileira, este componente, de feição obviamente conservadora, parece- nos o menos decisivo no feixe de relações de que agora nos ocupamos. O desenvolvimento das forças produtivas na moldura sociopolítica sociais do Estado ditatorial. A criação de um mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais tem seu mecanismo original deflagrados em meados dos anos quarenta no bojo do processo de desenvolvimento das grandes instituições sociais implementados no acaso do Estado Novo nos anos cinquenta. E na entrada dos sessenta, esse mercado se expande e não pode haver duvidas acerca da conexão desta expansão com o andamento da já vista industrialização pesada.

3- EXPLIXITE OS TRAÇOS CONSTITUIVOS DOS PROCESSOS DE RENOVAÇAO DO SERVIÇO SOCIAL.

Com base nestas observações, é possível sintetizar rapidamente os quatro aspectos que, sintetiza o mais decisivos do processo de renovação do serviço social quanto condensam feixes de implicações que rebatem para além do seu esforço de validação teórica.

3-1- a instauração do pluralismo teórico, ideológico e politico no marco profissional, deslocando uma solida tradição de monolitismo ideal;

2- a crescene diferenciação das concepções profissional (natureza, funções , objeto, objetivos, e praticas do serviço social).

3- a sintonia da polemica teórica-metodologica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o serviço social na academia e cultural contemporânea como protogonista que tenta cortar com a subalternidade (intelectual) posta por funções meramente excutivas;

4- a constituição de segmentos de vanguarda; sobretudo não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com