TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  233 Visualizações

ATPS- ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

PASSO 2

SERVIÇO SOCIAL E A POBREZA

O assistente social convive muito de perto com a pobreza, essa é uma experiência diária na vida profissional.

A renda da família é o principal indicador da pobreza, como também o acesso a bens, serviços e recursos sociais ao lado de outros meios complementares de sobrevivência precisam ser considerados para definir situações de pobreza.

Os assistentes sociais precisam compreender e explicar as lógicas que produzem a pobreza, só assim terão condições para intervir nesta causa.

Ainda hoje, dentro da profissão, encontramos uma cultura moralista que culpa o pobre por sua pobreza.

Temos um papel de politizar e dar visibilidade aos interesses das classes subalternas.

SAÚDE

A saúde é um fator muito sério e que está precário em nosso país. A maioria dos hospitais superlotados , falta de profissionais qualificados para o atendimento, falta de remédios. Precisa-se de mais ou melhor investimento do poder público.

PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL

Existem vários problemas, gritantes em nosso país. Como o desemprego, existem uma margem enorme de pessoas desempregadas, talvez até tenha empregos sobrando, mas faltam pessoas qualificadas, ou seja é preciso investir mais em educação para que tenhamos mais pessoas qualificadas para cada tipo de emprego.

Cresce também a taxa de criminalidade e violência. A desigualdade social é muito grande, poucas pessoas detém o poder (dinheiro) e muitas pessoas sofrem com a pobreza. Grande parcela dessas pessoas não tem um lugar digno de moradia, residindo em locais de alto risco.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com