TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação popular e comunitaria

Sempre que se inicia uma discussão sobre comunicação logo se evidência a transmissão de informações, os meios de comunicação de massa e, hoje, as tecnologias de informação. Porem o processo comunicativo representa muito mais que isso, ele é o responsável pela condição social de todo ser humano, é pela comunicação que aprendemos a “cultura”, isto é, os modos de pensamento e ação, crenças e valores, hábitos e tabus.

A comunicação popular possui grande potencial transformador e democratizante. O país também possui uma ampla rede de comunicadores populares, colaboradores ou não de movimentos e entidades, que se expressam das mais diversas formas e sob as mais variadas linhas político-ideológicas.

Cicília Maria krohling peruzzo (2006, p.2) aponta como elemento comum da comunicação popular, alternativa e comunitária que “o sentido político é o mesmo, ou seja, o fato de tratar-se de uma forma de expressão de segmentos excluídos da população, mas em processo de mobilização visando atingir seus interesses e suprir necessidades de sobrevivência e de participação política”

Há duas formas de comunicação: a falada e a escrita, no entanto esses dois tipos de comunicação pode ser intermediados por vários modos de tecnologia, veículos e sistemas. As duas formas e as diversas tecnologia permitem classificar os meios de comunicação em três categorias: comunicação pessoal, comunicação escrita e comunicação por meio de equipamentos.

O processo de compreensão e tomada de decisão recebe nos estudos da comunicação de feedback.

Um bom assistente social deve dar e receber feedback e nem sempre a comunicação é uma habilidade nata.

Serviço Social nos meios de comunicação

Entende-se a comunicação e como a influência mútua de informação entre sujeitos ou objetos. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações assim com os meios de comunicação e o acesso relativamente fácil, só não se expressa quem não deseja, ou quem não tem conhecimento. Nesse sentido, o Serviço Social pode e deve utilizar esses recursos para socializar suas diretrizes, pois o conteúdo e a linguagem usada também devem ser considerados, não apenas com instrumento. Para discutir as skype. A Internet tem como principal função informar, educar, entreter de diferentes formas com conteúdos selecionados de forma a atingir os diferentes tipos de público-alvo. Devemos usar essas ferramentas para dar visibilidade à profissão, pois a comunicação trabalha na dialética da informação como meio de construção da cidadania e na hipótese, uma interlocução ativa com o receptor, o que se assemelha muito aos ideais e até mesmo ao exercício profissional do assistente social.

Os diferentes meios de expressão social, com imprensa, televisão, rádio e o cinema, são dirigidos por um público que se pretende ser o mais abrangente possível. Segundo Chiavenato (em Matos,2004)

A comunicação depende de pessoas. Por esta razão é fortemente subjetiva, como também pode ser extremamente rica e profunda, tem a ver com relacionamento, interação, conectividade, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação, comprometimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com