TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

A FUNÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DO CIDADÃO

EVA CÁSSIA GONÇALVES SOUZA

RESUMO

Este artigo tem como título: A função social da família e sua importância na formação do cidadão. O seu principal objetivo é conhecer especificidades da instituição família e as contribuições favoráveis para a formação do cidadão, sobretudo da sociedade. Assim, a presente pesquisa discorre de forma clara e objetiva sobre a família na política de assistência social. Para tanto, buscou-se através da pesquisa bibliográfica aprofundar e conceituar a temática família por meio de investigação exploratória e coleta de dados onde foram consultados livros, jornais, revistas, sites, apostilas e artigos. Pois a família é a instituição social que todo indivíduo tem como referencial é o primeiro espaço onde o indivíduo se insere, o qual o ajuda na sua formação como cidadão dotado de sentimentos e habilidades. A família persiste em ser a principal instituição social responsável pelos primeiros cuidados, proteção, afeto e educação das crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Família, cidadão, assistência social, SUAS.

ABSTRACT

This research is titled: The social function of family and its importance in the formation of the citizen. Its main goal is to know specifics of family institution and favorable contributions to the training of citizens, especially of society. Therefore, we sought to deepen through the literature and conceptualizing family theme through exploratory research and data collection where, books, newspapers, magazines, websites, brochures and articles. Because the family is the social institution that every individual has as a reference because it is the first place where the individual fits, which helps in their training as citizens endowed with feelings and skills. The family continues to be the main social institution responsible for first aid, protection, affection and education of children and adolescents.

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa trata- se de um trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. O mesmo traz uma abordagem sobre a função social da família e sua importância na formação do cidadão.

Sabe- se que a família é o núcleo social que todo indivíduo terá como referência, já que é o primeiro espaço onde o indivíduo se insere, o qual o ajuda na sua formação como cidadão dotado de sentimentos e habilidades. A família continua sendo a principal instituição social a qual é responsável pelos primeiros cuidados, proteção, atenção, afeto e educação de crianças e adolescentes. O primeiro e mais importante canal de iniciação dos afetos, da socialização e das relações de aprendizagem do indivíduo.

Refletir sobre o tema família possibilita a compreensão histórica e social da família, suas configurações, transformações, referências, e fundamentalmente no que se refere à educação da criança e do adolescente no seio familiar como item fundamental na formação do cidadão, conhecer também suas funções e importância a fim de que possamos através desses conhecimentos adquiridos buscarmos alternativas de melhorar essas relações diárias que iniciam exatamente na família, para em fim melhorarmos como seres humanos, profissionais e finalmente como sociedade.

Este artigo está redigido em linguagem simples, organizado em capítulos, dispostos da seguinte forma: 1 Introdução; 2 Conceituando família; 3 As funções da família; 4 A família na política de assistência social 5. A importância do Centro de Atenção a Família (CAF) no distrito de são João do Sul e finaliza fazendo algumas considerações pertinentes sobre a importância da pesquisa, o que se aprendeu e os caminhos percorridos durante a mesma.

A relevância do Estudo está voltado em relatar a importância das leituras, pesquisas literárias e reflexões sobre o que dispõe os mais diversos autores, revistas e sites, sobre a função social da família e sua importância na formação do cidadão.

2. CONCEITUANDO A FAMÍLIA

Avaliar o conceito do termo família torna-se algo muito difícil e complexo, podendo ser abordado em diversos pontos de vista, como históricos, antropológicos, psiquiátricos, sociológicos, etc. Inúmeras são as formas de composição ou arranjos.

Conceituar família até certo ponto pode ser subjetivo, pois depende de quem a define. Certamente todas as pessoas vieram de uma família, independente de sua composição ou modelo. A realidade em que está inserida, a sociedade a qual está vivendo, a cultura, a política e o contexto social em que está inserida são fatores que devem ser observados. Nabinger (2009 p. 73):

A família é o ambiente primeiro de desenvolvimento da criança independente de sua forma e constituição. Seja ela como for, deixará uma marca importante na construção de cada indivíduo e em sua forma de relacionar-se com o mundo e com a sociedade. Muitas são as configurações familiares nos dias de hoje, mas suas diferenças não diminuíram sua influência na formação da criança.

Prado 1988 considera que “A família é uma instituição social variando através da história e apresentando formas e finalidades diversas numa mesma época e lugar, conforme o grupo social que esteja sendo observado”.

Etimologicamente a família é um termo originado do latim famulus, que tem como significado: conjunto de servos, a esposa e os filhos de um chefe ou senhor. De acordo com o conceito do jurista Dias de Guijarro (2009, p.45): “A família é uma instituição social permanente e natural composta por um grupo de pessoas ligadas por um vínculo jurídico, emergente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com