TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2012  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………..3

2 DESENVOLVIMENTO…………………………………………………………………….4

3 CONLUSÃO………………………………………………………………………………10

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….11

1 INTRODUÇÃO

As reflexões tecidas no presente trabalho referem-se, a formação profissional do aluno de Serviço Social que inicia-se no curso de formação e vai sendo construída no decorrer do exercício de sua prática profissional enquanto assistente social, adquirindo maior solidez, conforme o profissional vai se indentificando como membro efetivo da categoria, apropriando-se do seu compromisso social e do significado sócio-histórico da profissão.

No texto será apresentado, a instituição CRI – Centro de Reabilitação Infantil, do município de Santa Cruz/RN, que se torna mais um fio da extensa rede de proteção e promoção social existente no Brasil.

Ao longo da reflexão, pode-se relacionar o exercício profissional e o projeto ético-político do Serviço Social, o qual reconhece a liberdade como valor ético central e se posiciona a favor da equidade e justiça social.

2 DESENVOLVIMENTO

A prática profissional, em seu sentido mais amplo, consiste no conjunto de atividades peculiares, realizadas por uma determinada categoria profissional, legitimadas e reconhecidas pelo Estado e pelo mundo do trabalho. É portanto a prática desenvolvida por uma profissão; esta, concebida como ofício que exige conhecimento e habilidade especializadas, adquiridas, pelo menos em parte, em cursos de natureza mais ou menos teóricos e comprovados legalmente numa universidade ou em outra instituição autorizada.

A Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, regulamenta a profissão, considerando o Serviço Social como uma profissão liberal e de natureza técnico-científica. A profissão é legalmente concebida porque possui um corpo de conhecimento, um Regulamento Profissional, um Código de Ética e uma prática sistematizada etc. Apesar de o Serviço Social ser legitimado como profissão liberal - caracterizada pela inexistência de vinculação hierárquica e pelo exercício predominantemente técnico e intelectual de conhecimentos. Toda ação profissional realiza-se no contexto sócio-histórico determinado pelas relações de produção, por elementos estruturais da realidade e pela prática política.

O agir do profissional assistente social se dá basicamente ao nível institucional. Nesta medida, o assistente social, enquanto trabalhador assalariado, caracteriza-se por ser um trabalhador intelectual-prático, que articula seu agir.

O posicionamento do Serviço Social também é contraditório. De uma forma, a categoria profissional vê confinada a sua prática ao Poder Político e Institucional e, de outra, ela toma consciência do potencial de seu agir profissional. Ou seja, se por um lado lhe é exigida uma prática mediadora de classes, constituída pelo sistema e por ele redefinida, por outro a sua prática que se fundamenta em um projeto de trabalho coletivo social, que tem uma intencionalidade de ação voltada aos setores populares (portanto, compreendendo um compromisso, um vínculo moral com estes).

O serviço social, enquanto profissão inserida na divisão sócio-técnica do trabalho, deve responder, através do seu exercício profissional, às atuais demandas colocadas pelo mercado de trabalho e também requalificar o fazer profissional, reconhecendo e conquistando novas alternativas de ação.

Estas considerações remetem à formação de profissionais qualificados para investigar e produzir conhecimento sobre o campo que circunscreve sua prática, de reconhecer o seu espaço ocupacional no contexto mais amplo da realidae sócio-econômica e política do país e no quadro geral das profissões. Formar profissionais habilitados teórica e metodologicamente (e, portanto, tecnicamente) para compreender as implicações de sua prática, reconstruí-la, efetivá-la e recriá-la no jogo das forças sociais presentes (Iamamoto, 1992, p.163).

E é sob tais considerações que o estágio supervisionado tem um significativo papel no processo de formação profissional, pois representa essencialmente ao aluno uma possbilidade de aproximação à realidade cotidiana dos indivíduos sociais, associada à apropriação de conhecimentos teórico-metodológicos, que orientam o exercício profissional do assistente social.

O estágio curricular, no curso de Serviço Social, tem como premissa oportunizar ao aluno o estabelecimento de relações mediatas entre os conhecimentos teóricos e o trabalho profissional, a capacitação técnico-operativa e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao exercício profissional, bem como o reconhecimento da articulação da prática do Serviço Social e o contexto político-econômico-cultural das relações sociais.

A instituição CRI (Centro de Reabilitação Infantil) “Mosenhor Raimundo Gomes Barbosa”, à qual realizei o estágio, localiza-se na Av. Trairi – s/n, centro da cidade de santa cruz – RN; É uma instituição mantida com recursos Federais através do Sistema Único de Saúde - SUS e recursos Municipal, possui sede própria, tendo vinculação administrativa com a secretária municipal de saúde e a prefeitura municipal de santa cruz.

Inaugurada em 01 de Novembro de 2005, a instituição CRI tem o objetivo de socializar, incluir e oferecer tratamentos especializados na reabilitação e habilitação de crianças e adolescentes com deficiência. Prescrevendo a Lei 8.742 de 07 de dezembro de 1993 “Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS”, em seu Artigo 2º e incisos IV, que prezam as definições e os objetivos da Lei, conforme assegura a nossa Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 203.

O Centro de Reabilitação Infantil, oferece atendimento especializado com monitoramento e acompanhamento para crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 14 anos de idade de ambos os sexos; a instituição funciona de segunda a sexta, no horário de 6:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h; atendendo uma demanda não só da cidade de santa cruz, mas como também de toda região trairi do estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, a cobertura do antendimento não se torna eficaz devido à alta demanda, e ao número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com