TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

No presente relatório serão abordadas em um primeiro momento questões sociais como: moradia, alimentação, desemprego, desigualdade social, usando como parâmetro o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. Em um segundo momento, será feito um breve relato sobre as mudanças e impactos causados pela evolução das tecnologias e quais suas conseqüências na vida em sociedade. Em seguida será abordado sobre a reconceituação do Serviço Social no Brasil que aconteceu entre as décadas de 60 e 80.

O relatório mostrará ainda problemas relacionados à saúde que preocupa nosso município de Bagé com números cada vez mais elevados, e o que está sendo feito em relação a esses problemas.

Concluindo será feito uma análise sobre a importância do serviço social na realização de políticas públicas desenvolvidas com o objetivo de melhorar a questão social no Brasil.

Atualmente a questão social no Brasil tem sido evidenciada, regrando-se e respeitando direitos trabalhistas, os quais são regidos por leis especificas, e também com a conscientização dos empregadores de que um funcionário satisfeito produz melhor, mas a algumas décadas atrás os empregados não eram tratados dessa maneira, como é mostrado no filme Tempos Modernos. Na obra de Charles Chaplin é relatado o avanço da industrialização e a ascensão da classe capitalista, na qual o uso de mão de obra operária era essencial, porém ofertada em grande escala, sendo trabalhos de forma repetitiva e sem exigir muita qualificação, o que levava por parte dos empregadores, um tratamento humano mecanizado, extraindo ao máximo as capacidades dos trabalhadores, evidenciando apenas a produção, ou seja, a rentabilidade da fábrica, observa-se também claramente que os trabalhadores eram levados a exaustão funcional, devido as grandes jornadas e a falta de regulamentações trabalhistas no período.

A produção retrata, além da realidade sobre a empregabilidade da época, a situação econômica interpretada pelo ator principal do filme, a qual salientava questões nítidas de vulnerabilidade devido a indisponibilidade de serviços básicos como moradia, alimentação, igualdade social.

Essa situação mudou muito, nos dias de hoje as empresas já tem uma preocupação com a saúde de seus funcionários e familiares, algumas trabalham com cotas de produtividade, jornada de trabalho compatível com o desgaste e a estipulação de metas salariais, porém ainda temos grandes problemas que se assemelham aos vividos no passado, devido ao enorme crescimento demográfico da população.

A falta de políticas públicas efetivas e principalmente de fiscalização, ocorre em grande escala, o trabalho “escravo urbano”, a exploração infantil no mercado de trabalho, a falta de estruturas básicas de local de trabalho, o que dentro da área trabalhista demanda do apoio de um profissional social, apontando, enfatizando e recolocando a organização, dando a possibilidade de reestruturação e encaminhamento dessas pessoas.

As questões referentes à moradia, alimentação e igualdade social, ainda hoje são problemas sociais muito evidentes, principalmente devido ao aumento demográfico da população a ao enorme índice ocasionado pelo êxodo rural, juntamente com as exigências de qualificação do mercado e trabalho, que age como fator excludente da mão de obra não qualificada. As ações sociais tomadas por órgãos governamentais no país não são suficientes para atender tais demandas, colaborando assim para a proliferação de pessoas e famílias rumo à vulnerabilidade social, ocasionando cenas lamentáveis, como famílias morando em áreas de risco, embaixo de pontes sendo cobertas por papelões, crianças ganhando a vida nas ruas, em semáforos, sendo praticamente jogadas ao encontro de atos ilícitos e entorpecentes, por não terem uma moradia e uma escola adequada, além disso, ainda temos um sistema publico de saúde ineficiente devido ao grande numero de usuários.

Em síntese podemos dizer que o mundo capitalista e industrial de hoje, juntamente com políticas publicas ineficientes continuam a escravizar e excluir pessoas e famílias, induzindo-as a viver em umaameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria e o descaso das políticas publicas com as questões sociais no Brasil.

A evolução das tecnologias influi diretamente na vida em sociedade incorporando mudanças que ocorrem a todo instante no mundo, levando ás pessoas a busca de novas alternativas de adaptação a essas mudanças. No serviço social essas mudanças obtiveram uma evolução nem sempre tranqüila, sendo mantido inalterado o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos, das comunidades eda sociedade, cujo objetivo final é a modelação do comportamento humano, porém tais mudanças ocorridas no mercado de trabalho afetam muitos trabalhadores que esbarram na falta de qualificação e atualização, colocando-os em situação eminente de desemprego, o que influencia diretamente na causa de vários problemas como depressão, pobreza,baixa estima, entre outras, havendo a necessidade em muitas vezes, neta fase, a interferência do assistente social, com o estudo da situação, o apoio e a orientação necessária para o reestabelecimento da condição social do individuo.

Com o avanço da sociedade os trabalhadores se viram obrigados a acompanhar o desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com