TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Tese: Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Sociologia-Etapa 1 Helena

Os direitos humanos são o que resultam a própria evolução da sociedade humana. Busca a verdade, sua cultura, é a expansão de cada ser humano com o mundo exterior. Os direitos humanos estão acima de qualquer poder, seja do estado ou do governo, e sim é dever deles proteger estes direitos em caso de violação e punir quem não o respeite.

A primeira declaração dos direitos humanos da época moderna é a declaração dos direitos da Virginia de Junho de 1776. Esta declaração proclamou o direito a vida, a liberdade e a propriedade, o principio da legalidade, a liberdade de empresas, e a liberdade religiosa, foram relatadas. Possui 18 artigos, abrangem direitos da pessoa soberania popular igualdade perante a lei, sem distinção de classes sociais, religião, raça ou sexos, igualdade de condições politicas de todo cidadão, somente o cidadão que demostra a suas condições de proprietário é que são legitimados a votar, direito e proteção a liberdade e instituição do tribunal do júri.

A declaração de direitos da Virginia esta fundamentada nos direitos naturais do homem. Em 1º de dezembro de 1948 a Assembleia geral das nações unidas proclamou a declaração universal dos direitos humanos, ela é a liberdade, igualdade, fraternidade, essa declaração buscou a proteção de todos os seres humanos.

As gerações garantiam liberdade de culto de impressa, de palavra, de uniões pacificas e ainda promoviam distinção entre os seres humanos já que ainda existia a escravidão.

Passo -02

E importante compreender os fatores que explicam a organização social, compreender o que garante a vida da sociedade e uma ligação maior ou menos entre os homens chegando a conclusão de que os laços que prendiam os indivíduos na mais diferentes sociedade social, onde não havia uma vida social, sendo esta solidariedade de tipo mecânica ou orgânica.

Solidariedade mecânica ela prevalece naquelas sociedades ditas (primitivas ou arcaicas), ou seja, em agrupamentos humanos de tipo de tribal, formados dos Clãs. Nesta sociedade, os individuas que a integraram, compartilharam das mesma nações e valores sociais, tanto no que se refere as crenças religiosas, como em relação aos interesses materiais necessário a subsistência do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social.

Na solidariedade orgânica ocorre um enfraquecimento das relações coletivas contra a violação das proibições, sobre tudo uma maior interpretação individual dos imperativos sociais, também ocorre um processo de individualização dos membros, nos quais assume funções especificas, dentro da divisão do trabalho social. Cada pessoa é uma peça de uma grande engrenagem na qual cada um tem sua função na sociedade.

Esse tipo de solidariedade predomina a sociedade ditas, modernas, ou complexas além deles não compartilharem os mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada individuo é mais acentuada.

Tanto a solidariedade orgânica como a mecânica proporciona uma coesão social, uma ligação entre os indivíduos. Na solidariedade mecânica prevalecia as regras não escritas, mais de aceitação geral, já na solidariedade orgânica existia leis escritas, aspectos jurídicos também mais complexos.

Os estudos destas duas solidariedades tem como fatos a explicação da constituição das condições sociais, considerando o papel de uma consciência coletiva e divisão do trabalho social.

refletir a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualde e fraternidade humanas, acima dos interesses de qualquer particular.

Os representantes da população francesa que constituía a assembleia nacional, considerou que a ignorância , o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem era a única causa das desgraças publicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com