TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

2 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS

A partir da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005), foi possível desenvolver as ações nesse campo de estágio orientadas pelos direcionamentos estabelecidos pelos instrumentais anteriormente mencionados.

É responsável ainda, por ofertar um conjunto de serviços da rede socioassistencial visando à convivência, a socialização e o acolhimento, possibilitando assim, a autonomia e emancipação social dos usuários através da priorização das famílias na inserção dos serviços da rede socioassistencial local e caso necessário encaminhar para outros serviços e políticas públicas.

Deste modo, o Centro de Referência de Assistência Social possui como público alvo as famílias e seus membros em situação de vulnerabilidade sociais, e busca garantir a proteção social básica com a finalidade de agir na prevenção de situações de risco, através do desenvolvimento de determinadas forças e aquisições, para reforçar os vínculos das famílias e das comunidades. Por tanto, a proteção social básica é destinado às pessoas vulneráveis socialmente, devido à pobreza, privação, dentre outros fatores.

O CRAS IV da Vila João Reis tem por objetivo atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social que residem no território de abrangência compreendidos pelos os seguintes Bairros/Vilas: Bairro Flores, Centro Operário, Cícero Ferraz, Cidade de Deus, Cinturão Verde, Júlia Almeida, Mutirão, Padre Delfino, Parque Piauí II, Vila Guilhermina, Vila João Reis, Vila monteiro, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila paraíso, Vila santa Isabel.

A partir de então, as estagiárias diagnosticaram que alguns grupos de convivência do CRAS IV como de idosos, dentre outros, tem uma demanda baixa, além de alguns bairros possuírem baixos índices de usuários que procuram os serviços do CRAS IV, portanto, o projeto foi criado com essa premissa, a de divulgar os serviços do CRAS IV, procurando convidar esses sujeitos para conhecer aqueles serviços. Durante a execução do Projeto de Intervenção foram realizado momentos informativos com a demanda espontânea das instituições visitadas, onde fora entregue folder informativo sobre os serviços do CRAS IV.

Com a finalidade de pôr em prática o projeto de intervenção Divulgando o CRAS IV da Vila João Reis, é que foi necessária uma visita ao hospital Alaríco Nunes Pacheco para o agendamento com as grávidas que são acompanhadas naquele hospital. Posteriormente ao agendamento as estagiárias juntamente com a supervisora de campo retornaram ao hospital para realizar a divulgação dos serviços do CRAS, dentre eles, especificamente, o grupo de gestantes. Na oportunidade a assistente social Luisa, profissional responsável por fornecer informações do período gestacional às grávidas, elogiou a iniciativa das estagiárias, pois a população desconhece o que o CRAS oferece à comunidade.

Assim, pode-se observar que as grávidas presentes, não possuíam conhecimento da instituição em si, mostrando-se interessadas em apropriar-se das informações colocadas pelas estagiárias, que buscaram com clareza explicitar de forma sucinta os serviços oferecidos para aquele grupo no CRAS, sobretudo palestras, atividades físicas e atendimento psicossocial.

Importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com