TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

rabalho serviço social.

Etapa:1

Enfim movimento de reconceituação envolveu elaborações por um grande numero de profissionais na busca de fundamentos de novos conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento. O serviço social posteriormente ao desenvolvimento difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social, no sentido de reformulações teóricas e praticas, seja operacionalização da nova proposta á luz de posicionamento ideológico o que é uma conquista que surgiu com o movimento de reconceituação. A fase da reconceituação foi marcado por analise criticas ao serviço social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasse , crises e ganhou vitalidade com questionamento, contestações reelaborações que delinearam diferentes fases provocando ruptura e reclamando novas abordagens.

Etapa:2

O movimento de reconceituação foi um movimento que aconteceu nos países latinos americano constituiu em um movimento de critica ao positivismo e ao funcionalismo e a fundamentos da visão marxista na história e estrutura do serviço social. O movimento de reconceituação trouxe para os assistentes sociais a identificação político ideológico da existência de lados antagônicos duas classes sociais antagônicas dominantes e dominadas, negando portanto a neutralidade profissional, que historicamente tinha orientada a profissão. Enfim a tradição marxista vinculada ao serviço social ocorreu tanto noas pais capitalismo avançado na america do norte e europa ocidental, como em países desenvolvidos na america latina . Esta relação não aconteceu por acaso, foi fruto da crise da profissão como herança conservadora tradicionalista da pressão exercida pelos movimentos sociais revolucionarios e ainda pela ação do movimento estudantil. Como vimos o serviço social no brasil é caracterizado pela herança de movimento de reconceituação, pois é impossivel imaginar o serviço social critico, sem atrelá-lo a esta herança mesmo tendo a convicção de que ha uma pluralidade ideológica e teórica , propia da diversidade que é formada a categoria profissional, ainda que sob a égide de um projeto ético-politico que faz critica ao tradicionalismo.

No inicio tinha proposito assistencialista de caridade , de ajuda visando controlar o proletariado no desenvolvimento do capitalismo aquela velha história o rico mais rico e o pobre vendendo sua mão de obra barata. No momento , não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou que era a mesma . Em outro período buscou-se trabalhar a questão social como o método tripartiti, trabalhava com o seguinte método: serviço social de caso- tratava o individuo serviço social de grupo e serviço social de comunidade. Este método foi importado da europa por Mary Richmond este período durou ate o movimento da reconceituação o estrutualismo, e também o marxismo vulgar, que vêm temperar uma análise de cunho marcadamente positivista e empiricista da sociedade, mas acalentada por um discurso dito marxista, aparentemente progressista e radical. Apartir dai ate os dias atuais o papel do assistente social parte de uma leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com