TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

A profissão do Serviço Social surge no seio da Igreja Católica tendo como base os conceitos morais , oriundos do Neotomismo praticado pela igreja em meio a um contexto sócio-histórico. As primeiras escolas são fundadas pelos grupos cristãos constituídos predominante alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e reconhecimento pessoal. O Serviço Social Reconceituado diferentemente da base tradicional se propõe atuar sobre as causas da questão social.

O Serviço Social Brasileiro impulsionado pelo ideário norte-americano buscou uma maior racionalidade técnica introduzindo nos currículos das escolas as Ciências Sociais com o estudo do Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade.

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social buscou fortalecer a sua frágil teoria quanto à compreensão da dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais, das instituições.

Na América Latina em 1930 até a segunda metade de 1960 , o movimento também conhecido como Reconceitualização do Serviço Social surge paulatinamente nos países com desigualdades sociais , com o objetivo de dar a resposta aos questionamentos da sociedade ao Serviço Social tradicional e para atendimento das reais necessidades da América Latina.

No Brasil, a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação acontece em 1964 no nordeste no Encontro Regional de Escolas de Serviço Social do Nordeste.

A perspectiva modernizadora constituiu a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil. Ela se desdobra nos eventos de Araxá e de Teresópolis.

É da perspectiva da globalidade que flui a reflexão que em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis : o micro e o macro. No micro é essencialmente operacional , o macro compreende as funções do Serviço Social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infra-estrutura social. O documento entende-se a estrutura social como facilidades básicas , programas de saúde, educação, habitação, serviços sociais fundamentais.

No encontro de Teresópolis em 1970 há uma redefinição do papel do Assistente Social ao situá-lo como um funcionário do desenvolvimento propondo a redução da própria condição funcionária do profissional , investido-o de um estatuto básico de execução, com a conseqüente valorização da ação prática-imediata.

Em 1978 há o encontro em Sumaré (RJ) objetivando a cientificidade do Serviço Social buscando o registro do deslocamento da perspectiva modernizadora da arena central do debate e da polêmica e a disputar seus espaços e hegemonia com ressonância nos foros de discussão, organização e divulgação da categoria profissional.

O I Seminário Latino Americano de SS ( 1965) em Porto Alegre é marcado pela linha do movimento de ruptura com o tradicionalismo expressada pelos rompimentos das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformação da estrutura capitalista, concentrada, explorada.

Autores identificam cinco enfoques diferentes no movimento de reconceituação: científico, técnico-metodológico, ideológico-político, ciência do cotidiano e luta pela profissional.

Novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com