TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Ensaios: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS

1)Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, é até hoje um dos mais respeitados pensadores da humanidade. Comente sobre sua vida e por que foi condenado à morte.

Sócrates foi um dos filósofos mais importantes da história e, uma das frases mais famosas ditas por esse pensador foi "Só sei que nada sei". Não existe nada escrito sobre suas obras.

Por causa dos seus questionamentos, Sócrates não teve aceitação pelas autoridades da época, pois seus pensamentos eram uma afronta, já que buscava maior compreensão do interior do ser humano e o meio em que vive. Foi acusado de adorar outros deuses que não eram da cidade.

Suas perguntas eram consideradas contraditórias, e pelo seu jeito e sua doutrina, Sócrates conquistou muitos jovens que se tornaram seus discípulos e, as autoridades constituintes da época ficaram com medo que seus pensamentos virassem algo de revolta entre a população. E por causa disso, Sócrates passou julgamento, em que teve que escolher entre viver e negar seus ensinamentos, ou morrer e não negá-los.

Diante dessa situação, como era previsto, Sócrates escolheu ficar com suas doutrinas e, essa decisão o levou a morte, fazendo-o a cometer suicídio.

2)As leis de Newton dizem respeito ao comportamento de corpos em movimento. Quais são essas Leis?

As Leis de Newton pretendem demonstrar o comportamento de corpos físicos em movimento.

A primeira lei ficou conhecida como princípio da inércia, ou seja: se a força resultante é nula, a velocidade do corpo é constante, pois se o objeto está em repouso, ele continuará em repouso. A segunda lei de Newton: a força resultante em alguma partícula é igual a razão do tempo de mudança do seu modo linear quando está em um sistema de referência inercial. A segunda Lei de Newton ficou conhecida como princípio fundamental da dinâmica.

Finalmente, a terceira Lei de Newton que diz que a força é a representação da interação física entre dois corpos diferentes ou entre partes diferentes de um mesmo corpo. Essa Lei ficou conhecida como princípio da ação e reação.

3)Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político e filósofo inglês. Suas principais obras foram “Do Cidadão” e “Leviantã”. Comente sobre o que Thomas Hobbes afirmava ser Leviantã.

Hobbes discute o poder do estado, os direitos e deveres do cidadão. Ele distingue os dois estados da humanidade. No estado natural, tem uma vida insegura, pois o homem vive sem lei, sem direito e, com liberdade, pois não há um governo, em que impõe ordem.

Político Social, segundo estado da humanidade, sendo que se originou devido ao primeiro estado, prescreve regras pra liberdade para garantir a felicidade se cumprido os pactos.

Ele surge com a finalidade de se fazer justiça, o qual teria punição para as pessoas que não cumprissem as regras estabelecidas. Nesse estado, a única coisa que não se pode fazer é exigir que alguém se mate, visto que os indivíduos são responsáveis pela existência do estado.

No estado natural, o homem procura a paz, no segundo estado, abre mão dos direitos naturais para o bem comum.

O Leviatã representa usar de autoridade e, Hobbes através de sua filosofia, permitiu a explicação sobre o comportamento do homem e, o estado, como a harmonia entre os homens. Ele defendia que a necessidade da sociedade ter uma autoridade para assegurar a paz.

Para Hobbes, o estado e a igreja formam o mesmo corpo. Mostra claramente quem é o soberano e, que todos devem submeter as suas vontades, e ao julgamento dele.

4)Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier, em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Em 1867 publicou o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. É um livro principalmente econômico, que trata da teoria do valor, da mais-valia e da acumulação do capital. O que você entende por Mais-valia?

Mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho desenvolvido e o salário pago ao trabalhador. O lucro que decorre deste trabalho é da mais valia, ou seja, a diferença entre o valor produzido por um trabalhador e o salário que é pago. Isso ocorre, pois o tempo de trabalho não remunerado (Lucro), é a base da exploração no sistema capitalista.

5)De acordo com nossas teleaulas, o Existencialismo é uma corrente filosóficaliterária que tem por características a Liberdade individual, a Responsabilidade e a Subjetividade. Faça um breve resumo sobre essa corrente filosófica.

Existencialismo se destaca a liberdade individual, responsabilidade e a subjetividade, significa que o homem é dono do seu destino e responsável pelos seus atos.

A palavra existencialismo vem de existência. A análise do homem e sua relação com o mundo é o tema central dessa corrente filosófica, colocando o homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com