TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Relatório de pesquisa: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.698 Palavras (23 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

Desde sua origem, caracterizou-se o ser humano pelo movimento, pois no início dos tempos, o homem precisava caçar para sobreviver, ocasionando assim, um grande esforço físico. Com a evolução, continuou a praticar atividades físicas, como arar, capinar, plantar e tudo isso se fazia manualmente.

Com o avanço tecnológico ocasionado pelo próprio homem a fim de facilitar suas tarefas, ocorreu um aumento acentuado do sedentarismo, onde ao invés de realizar trabalho braçal, utiliza-se apenas o menor esforço possível, como apertar um simples botão. Essa vida sedentária que as pessoas levam hoje provoca o declínio das funções vitais do organismo, causando assim, um viver sem movimento. Proporciona como consequência o aparecimento de doenças, desde muito jovem, resulta assim um envelhecimento com menor qualidade.

Em contrapartida, o avanço tecnológico auxilia na atual realização de inúmeras pesquisas, na área da saúde. Também se fez descobertas importantíssimas para que se aumente o combate ao sedentarismo e se busque qualidade em todos os ciclos da vida humana. Desta forma, a população em geral se conscientiza da importância do movimento para uma melhor qualidade de vida, principalmente para a manutenção da saúde e um consequente envelhecimento saudável. Neste sentido, como profissionais da área da saúde, entende-se a importância da Educação Física na sociedade, pois se estimula o ser humano a realizar atividades físicas desde sua infância. O espaço oficial e pedagógico é a escola, tornando-se então um meio dereferência para começar este trabalho.

De fato, chama a atenção ser a escola, principalmente as aulas de Educação Física o local em que a criança faz uso da atividade física para explorar o seu desenvolvimento. Deve então o professor de Educação Física aproveitar esse momento para introduzir a atividade física no cotidiano de seus alunos, como uma forma prazerosa de manutenção da saúde, as quais irão crescer, se desenvolver e envelhecer, se beneficiando do movimento.

Salienta-se que estudiosos do envelhecimento, como Mazo, Lopes e Benedetti (2004), reforçam ser o papel da Educação Física na escola um grande contribuinte para a criação do hábito da prática de atividades físicas. É fundamental que se trabalhe a atividade física e seus benefícios desde cedo, contribuindo desse modo, para que o indivíduo adquira qualidade de vida no que se refere ao seu aspecto físico, emocional e social. Extensivo também para que a população idosa continue em constante cuidado preventivo com sua saúde.

O exercício físico, quando praticado regularmente e orientado por um profissional capacitado, pode retardar os efeitos fisiológicos gerados pelo envelhecimento. Quanto mais cedo aderir a sua prática, os efeitos deletérios do processo de envelhecimento tornam-se mais lentos, além dos idosos garantirem sua capacidade funcional e autonomia.

Desta forma, volta-se a atenção para o contexto de trabalho e se busca na realidade empírica de um grupo de idosos e um grupo de escolares da cidade de Tenente Portela-RS a percepção destes sobre oenvelhecimento e a importância da atividade física para a manutenção da sua saúde.

Neste sentido, reforça-se o estado da arte a partir dos temas envelhecimento, envelhecimento ativo, aptidão física e saúde e exercícios físicos antes dos resultados desta pesquisa.

Envelhecimento

Todo ser vivo tem como característica, nascer, crescer (desenvolver), envelhecer e morrer. De acordo com esta idéia, Hoffmann (2002), salienta que todo organismo vivo possui um tempo limitado de vida e no decorrer dos anos sofre mudanças em sua estrutura fisiológica. Além desses aspectos este envelhecimento pode ser saudável ou não, dependendo muito de fatores extrínsecos e intrínsecos (MATSUDO, 2001).

Sem dúvida, Simões (1998) preleciona que não se encara o envelhecimento como o fim da vida, e sim, como uma fase que necessita de uma adaptação do indivíduo para que continue vivendo com qualidade.

Nesta perspectiva Mazo, Lopes e Benedetti (2004), salientam que toda pessoa idosa precisa ter seus direitos e deveres garantidos. Deve assim viver com tranquilidade dentro da sociedade a qual faz parte, participar de atividades e se integrar com outras pessoas, tendo segurança, renda própria e cuidado adequado.

Com efeito o envelhecimento é a fase da vida em que o indivíduo, precisa estar ciente das mudanças que ocorrem em sua condição física e também no aspecto psicológico, para que se adapte com a nova realidade em que vive. Também que busque sempre viver dentro de uma sociedade que lhe garanta seus direitos e deveres, assim comolhe dê auxílio para viver com qualidade.

Por isso estudiosos do envelhecimento humano acreditam que a melhor forma de manter a saúde ao longo da vida é a prática regular de atividades físicas, trazendo inúmeros benefícios, principalmente para a população idosa.

Envelhecimento ativo

Conceitua-se historicamente o envelhecimento como uma fase da vida em que o indivíduo está frágil, devendo o mesmo ficar em casa, muito se ouvia e ainda se ouve, “ficar em casa esperando a morte”. Trata-se de conceito ultrapassado das pessoas menos informadas, graças a divulgação de vários estudos na área da Saúde. Neste contexto, Domingues Filho (2002), coloca que a população conscientiza-se dos benefícios que a atividade física proporciona para a saúde, por isso está cada vez mais comum ver pessoas idosas se exercitando.

Com certeza quanto mais ativa for uma pessoa, desde que dentro de seus próprios limites, melhor será o seu envelhecimento, pois como se verá adiante, os inúmeros benefícios provocados pelos exercícios físicos.

Pondera-se assim a não se associar o envelhecer ao desenvolvimento de patologias, visto que ao se somar o envelhecimento com um estilo de vida sedentário, ocorrerão enfermidades. Em contrapartida sendo ativo, o idoso terá grandes chances de se manter saudável.

Aptidão física e saúde

A aptidão física do ser humano está cada vez mais comprometida, pois a modernidade trouxe a tecnologia e com isso a diminuição de atividades de prevalência física. Para manter sua aptidão física ao nível adequado,torna-se necessário que todo indivíduo realize atividade física regularmente.

No contexto, Pitanga (2004), salienta que para se manter sadio, é de extrema importância praticar exercícios físicos regularmente, e em consequência disso, adquirir uma adequada aptidão física.

Relaciona-se diretamente a aptidão física de um indivíduo com sua saúde. Uma pessoa ativa possui menos chances de desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com