TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1960 A 1980........................................................................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................07

REFERENCIAS..........................................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as refrações da “questão social” no passado excedendo-se no contexto atual.

O serviço social surgiu dentro da Igreja Católica com o propósito de preparar a classe operária para o capitalismo industrial, ou seja, preparar a população para o sistema sócio – econômico – político da época, esse momento ficou conhecido como o “tomada de consciência” pela classe trabalhadora.

A classe trabalhadora se submeteu a um degradante estado de pauperismo, consciência, organização e estratégica posicionando-se com as forças políticas (sindicatos, partidos políticos), onde os mesmos problematizam os fatos reais e atuais e exigem um retorno do Estado.

As manifestações eram impulsionadas pelo incremento da violência e da exploração que o capitalismo cometia contra a classe operária, e as mesmas transformavam a existência da classe trabalhadora em uma luta desigual pela sobrevivência.

Nos últimos anos, as crises dos padrões produtivos, da gestão do trabalho e as recentes transformações societárias têm repercutido diretamente nas políticas públicas de proteção social, hoje as classes operárias estão em busca de seus direitos, pois com o século XXI surgiram muitas idéias, pensamentos, conhecimentos, e tudo isso revolucionou a busca de reconhecimento e respeito por parte do governo em relação às questões sociais do país.

Diante deste contexto faz-se necessário sabersobre o surgimento do serviço social, como as questões sociais se iniciaram no Brasil, quais são as expressões sociais na atualidade e como são feitas as manifestações atualmente.

Portanto, os movimentos sindicais alcançaram muitasconquistas, e as manifestações do movimento operário envolveu causas políticasamplas, pressionando a burguesia e poder público, e aos poucos as questões sindicais e trabalhistas amadurecidas conseguiram vitórias trabalhistas.

2. EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

O surgimento do Serviço Social no país coincidiu com o início da industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas. Nesse contexto, foi necessário controlar a classe operária, contudo essa foi a primeira missão do Serviço Social no Brasil.

Segundo Olema Pellizzer (2008), o Serviço Social surgiu no Brasil por volta de 1930, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência européia, pois o Brasil vivia um processo incipiente de industrialização, e neste mesmo período o governo brasileiro foi surpreendido com as pressões da classe trabalhadora. Foi com esta pressão que surgiu a Questão Social, a qual decorre das pressões e dos questionamentos da sociedade da época, que passava por grandes transformações, no plano do conhecimento científico, sob a influência de Durkheim, Darwin, Marx, Freud e outros.

Todavia, a pobreza somente se expressa como “questão social” mediante a reivindicação da classe trabalhadora, a partir de sua transformação em classe para si pela consciência de que a escassez, na ordem burguesa, decorre das relações sociais de exploração erigidas pelo modo de produção capitalista (IAMAMOTO, 2007),

A questão social segundo Iamamoto (2009) iniciou-secom a generalização do trabalho livre, tornando mercadoria à força de trabalho. O operário e sua família vendem sua força de trabalho à classe dominante, estando sujeitos a grande exploração do capital. Exploração esta que impulsionou a luta do proletariado por melhores condições de vida, pois eram péssimas as condições de trabalho, cuja jornada diária era sempre calculada de acordo com as necessidades das empresas e o operário e sua família trabalhavam somente para comer. Além do mais, não tinham férias, nem auxilio doença, e seu lazer e cultura ficava a cargo da filantropia e/ou caridade. Ainda segundo a autora a Questão Social pode ser definida como:

O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (IAMAMOTO, 1999, p. 27),

A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77):

“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

Entende-se que a questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade, ou seja, não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. É importante salientar que esta questão por muito tempo esteve relacionada à “disfunção” ou “ameaça” de alguns indivíduos à ordem social. Seu reconhecimento deu se na segunda metade do século XIX, a partir da emergência da classe operária e seu ingresso no cenário político, na luta em prol dos direitos relacionados ao trabalho e na busca pelo reconhecimento de seus direitos pelos poderes vigentes, em especial pelo Estado.

Pereira (2001) afirma que não há uma nova Questão Social, porque a QuestãoSocial tem ênfase com o surgimento do capitalismo, e essa base é a mesma até osdias atuais, o que temos são novas expressões. A autora leva em conta a ausênciade decisivas problematizações políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com